Governo do Estado entrega de títulos de posse de terras a 140 famílias em Humberto de Campos e Primeira Cruz




O Governo do Estado entregou, nesta sexta-feira (23), no Auditório da Escola Erundine Silva, no município de Humberto de Campos, títulos de terra de domínio comunitário a 140 famílias dos povoados Achui e Papagaio, dos municípios de Humberto de Campos e Primeira Cruz, respectivamente. Com isso o governo dá um passo importante garantindo o acesso das famílias a políticas públicas e a créditos agrícolas, estimulando a produção, gerando oportunidade de trabalho e a melhoria da qualidade de vida no campo.
“Este é o objetivo maior da governadora Roseana Sarney, que encontra no prefeito Ribamar Fonseca, de Humberto de Campos, e no prefeito Sérgio Albuquerque, de Primeira Cruz, pontos de apoio para que programas, projetos e ações do Governo do Estado possam acontecer e possam ser vitoriosos”, disse o secretário chefe da Casa Civil Luis Fernando Silva.
O secretário chefe da Casa Civil, que representou a governadora Roseana Sarney na solenidade, estava acompanhado do secretário de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, e do diretor presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Luis Alfredo.
Ao todo são mais de 2.700 hectares de terras entregues às famílias, beneficiando mais de 800 pessoas. Luis Fernando destacou que não se pode falar em desenvolvimento, em melhoria de qualidade de vida, sem a valorização do pequeno agricultor, e é isso que o governo está fazendo com a entrega dos títulos de propriedade de terra.
O prefeito de Humberto de Campos, Ribamar Fonseca disse que a entrega dos títulos de posse da terra representa tranquilidade para as famílias, que tinham como um dos grandes problemas trabalhar em áreas onde havia certeza do domínio. “Tenho certeza que esses trabalhadores rurais a partir de hoje se sentiram outros, porque trabalharão com a segurança de que ninguém vai disputar a posse de sua terra.”, destacou.
O secretário Hildo Rocha lembrou que desde o seu primeiro mandato Roseana Sarney vem trabalhado na promoção da reforma agrária no estado e que no governo atual está retomando este programa. “Agora, por meio do Iterma, o governo está beneficiando várias famílias, dando um primeiro passa para que o Estado possa incluir esses produtores rurais no mercado, na economia moderna, para que eles possam contribuir para o desenvolvimento do Maranhão”, disse.

Meta
A regularização das terras devolutas do estado faz parte de uma programação que deve ser concluída até 2015. “Estamos fazendo esta regularização com recursos próprios do Estado ou em convênio com o Governo Federal. Hoje o Maranhão já tem o maior número de assentamentos de terras, totalizando mil, beneficiando cerca de 200 mil famílias em todo o estado”, informou diretor presidente do(Iterma, Luis Alfredo.
Para quem há anos esperava o título da terra, o momento foi de alegria e agradecimento. A agricultora Adelaide Pereira Mota, de 92 anos, fez questão de participar do evento e com um sorriso no rosto disse estar muito feliz em ter agora a posse definitiva da terra. “Trabalhei minha vida toda em uma terra que não era de fato minha, agora estou feliz com o título da terra”, disse.
Os presidentes da Associação de Moradores do povoado Papagaio, Enesio Pereira, e do povoado Achui, Raimunda Carneiro Barros, também agradeceram o benefício e destacaram o que ele representa para as comunidades. “Este título vai fortalecer a associação e o trabalho das comunidades com acesso a créditos para melhorar a produção”, disse Enesio Pereira.
Para Raimunda Carneiro a posse da terra é um estimulo para as famílias que agora vão produzir em uma área que ninguém mais poderá questionar a posse. A solenidade contou com a participação de produtores rurais, presidentes de associações comunitárias, secretários municipais, ex-prefeitos e vereadores.

Comentários