Governo Itinerante entrega UPA no município de Codó


A entrega da 10º Unidade de Pronto Atendimento no Maranhão, instalada no município de Codó, encerra as atividades dos quatro dias do Governo Itinerante, que passou por três regiões maranhenses.
Dando continuidade às ações do Governo no interior do Maranhão, nesta quinta-feira (15), a governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, entregam a Unidade de Pronto Atendimento (24h) do município de Codó.
As atividades do governo itinerante começaram na segunda-feira (12), com a visita da governadora Roseana Sarney ao empreendimento da OGX Maranhão. Instalado no município de Santo Antônio dos Lopes, o empreendimento fará do estado referência na produção de gás natural nos próximos anos.
Na terça-feira (13), a comitiva do Governo do Estado esteve em Presidente Dutra, onde foi realizada a assinatura de ordem de serviço para obras de reforma e adaptação do Hospital Regional. Em seguida, a governadora se deslocou para o município de Jatobá, onde entregou à população do município um hospital de 20 leitos, como parte das ações do Programa Saúde é Vida, além de visitar uma comunidade beneficiada pelo Programa Viva Casa.
Em Sucupira do Riachão também foi entregue um hospital de 20 leitos, construído e equipado com recursos do Governo do Estado. Na tarde da terça-feira, a governadora Roseana e o secretário Ricardo Murad inauguraram em São João dos Patos uma Unidade de Pronto Atendimento.
No terceiro dia de viagem pelo interior do Maranhão, quarta-feira (14), a governadora esteve nos municípios de Timon, onde inaugurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e em Barão de Grajaú, local em que assinou ordem de serviço para ampliação do sistema de abastecimento de água.
UPAs
Das 10 Unidades de Pronto Atendimento do Maranhão, cinco estão na capital (Parque Vitória, Vinhais, Araçagi, Cidade Operária e Itaqui Bacanga) e as outras nas cidades de Coroatá e Imperatriz, Timon, Codó e São João dos Patos.
As UPAs são estruturas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as portas de urgência hospitalares, com acolhimento e classificação de risco, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. As unidades estão preparadas para receber casos de pressão alta, febre, cortes e queimaduras, além de realizar o primeiro atendimento dos pacientes acometidos por enfarte ou Acidente Vascular Encefálico (AVE).
Programa Saúde é Vida
Com investimento total de mais de R$ 500 milhões, o Programa Saúde é Vida foi concebido com o objetivo de construir, equipar e ajudar a operacionalizar unidades de 20 e 50 leitos em municípios que não dispunham de hospitais.
Com o governo itinerante totaliza-se a entrega de 10 UPAs e 18 novas unidades de saúde em pleno funcionamento para garantir maior facilidade de acesso a serviços de saúde públicos com alto padrão de qualidade.
Também fazem parte do programa Saúde é Vida, o Centro de Medicina Especializada (Cemesp) – Referência Estadual para Diabetes e Hipertensão (antigo Riod); três centros de especialidades médicas (Vinhais, Cidade Operária e Vila Palmeira); um Centro de Diagnóstico de Alta Complexidade (antigo PAM Diamante); melhorias do Tarquínio Lopes Filho, o Geral (passou a realizar procedimentos cirúrgicos de alta complexidade em ortopedia, neurocirurgia, oncologia e urologia) e do Carlos Macieira (entrega dos 3º e 5º andares com a oferta de 10 leitos de UTI, 25 de UCI e 44 leitos de clínica médica) em hospitais estaduais de referência em alta complexidade.
Consta ainda do programa, a reforma e ampliação dos hospitais Juvêncio Mattos (que ganhou um novo centro cirúrgico), Aquiles Lisboa, Nina Rodrigues e a nova sede da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Feme), além dos hospitais regionais Alarico Pacheco (em Timon) e Mamede Trovão (em Coroatá).
Pelo Programa Saúde é Vida, o governo colocará em operação um Hospital de Campanha, duas ambulâncias as e duas unidades móveis com aparelhos de tomografia e mamografia de última geração.

Comentários