Grupo Marabrass abre projeto Música e Memória-Quintas Culturais





Iniciado em agosto de 2011, numa parceria entre o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) e a Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Emem), o projeto Música e Memória-Quintas Culturais abre a edição de 2012 nesta quinta-feira (29), a partir das 19h, tendo como atração o grupo instrumental de sopro Marabrass.
O projeto Música e Memória-Quintas Culturais tem entrada franca e acontece sempre na última quinta-feira do mês, apresentando grupos instrumentais da Emem no palco do Teatro Apolônia Pinto, do MHAM. A iniciativa nasceu no ano de 2003, pelas mãos do professor Roberto Fróes, do Núcleo de Violão da Emem.
O objetivo é desenvolver e revelar a musicalidade de alunos, e conciliar a música com a memória dos costumes de uma casa de época, preservando e enfatizando esses costumes. Além do resgate cultural, o projeto busca levar os alunos ao aperfeiçoamento das teorias e técnicas musicais apreendidas nas salas de aula de música da Emem.




O Grupo
Formado por professores da Emem, o grupo surgiu da iniciativa dos professores com objetivo de divulgar a música instrumental para metais e também trabalhar a formação de platéias. O nome do grupo é uma combinação das sílabas MARA, do nome Maranhão com BRASS, palavra inglesa que significa "metais". Atualmente o grupo trabalha pela gravação do primeiro CD e também a estreia da peça Vollklang, do compositor Thomas Kupsch.
Em sua formação musical, o Marabrass conta com os músicos: Daniel Cavalcante (trompete - bacharel em música com habilitação em Trompete pela UFPB), Hugo Carafunim (trompete - licenciando em Música pela UFMA e músico da Banda da Guarda Municipal de São Luis e professor da Escola de Música de São José de Ribamar), Jairo Moraes (trompa - bacharel em Música com habilitação em Trompa pela Fundação Carlos Gomes/UEPA), Daniel Miranda (trombone - licenciando em música pela UFMA e músico da Banda da Guarda Municipal de São Luís), George Campos, (tuba - licenciando em música pela UEMA, músico da guarda municipal de São Luis e professor da Escola de Música de São José de Ribamar) e Marcel Silva (percussão - músico da Banda do 24º Batalhão de Caçadores).
Com um repertório variado, o grupo interpretará, no Teatro Apolônia Pinto (MHAM), peças renascentistas, contemporâneas, de compositores brasileiros, incluindo maranhenses. No recital, o público terá oportunidade de ouvir Quintet n°2, de Ewald Victor; Allegro risoluto; Thema com,Variazioni; Allegro vivace; Carinhoso, de Pinxinguinha; Brasileirinho, de Waldir Azevedo; entre outros compositores consagrados.
A musicalidade do grupo tem se destacado ao longo de quase nove anos de existência. O Marabrass tem realizado concertos em diversos espaços de São Luís e de cidades do interior do estado, como no projeto "Bandas pras Bandas de Cá", promovido pela Secma.

Comentários