Parceria entre secretarias estaduais garante oferta de cursos de qualificação profissional




Como parte do plano de fortalecimento das ações sociais desenvolvidas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai), nesta terça-feira (28), ocorreram dois encontros para articulação e explicação sobre a operacionalização dos cursos de Qualificação Profissional na área de Auxiliar Administrativo.
A qualificação está sendo oferecida pela SSP, em parceria com as Secretarias de Estado da Ciência e Tecnologia, (Sectec), do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Estão sendo ofertadas cerca de 2.160 vagas para São Luis, Balsas e Imperatriz.


Pela manhã, os comandantes dos Batalhões da PM, delegados das Supervisões de Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), diretores das Escolas Militares e gestores do projeto, receberam informações sobre o funcionamento da videoconferência e definiram datas de inscrições e locais dos treinamentos dos facilitadores, responsáveis pela manipulação dos equipamentos. A orientação foi dada pelo pró-reitor de Extensão da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), Francisco Sólon Lula. 
À tarde, dezenas de conselheiros comunitários de Segurança foram recebidos pelo secretário adjunto da Sadai, tenente-coronel Antonio Roberto Silva, na sede da SSP, para tratar sobre o trabalho de mobilização nas comunidades onde atuam.
“Essas capacitações além de levar qualificação profissional a dezenas de pessoas, representam ainda um trabalho de prevenção, pois o jovem ocupará seu tempo com um curso, e isso traz reflexos na redução dos índices de criminalidade e violência em diversas áreas”, disse o tenente-coronel Roberto Silva.

Maranhão Profissional
A capacitação faz parte do Programa Maranhão Profissional, desenvolvido pelo Governo do Estado, e é fruto de um termo de cooperação técnica firmado entre a SSP, a Sectec, Setres e o Senai. A parceria visa a instalação de equipamentos de videoconferência, via satélite, com o objetivo de ministrar cursos de Educação à Distância (EAD) da Sectec/Univima.
Ao final da qualificação, a Setres colocará no banco de dados do Serviço Nacional de Emprego (Sine), a identificação dos alunos capacitados e encaminhará seus respectivos currículos ao mercado de trabalho.
Na próxima sexta-feira, (30), acontecerá na Academia Integrada de Segurança Pública, no bairro do São Raimundo, o treinamento para os facilitadores. Técnicos da Sectec informarão  sobre quais os procedimentos devem ser tomados na manipulação do sistema durante as aulas on-line.
Os facilitadores também aprenderão como proceder em casos de duvidas dos alunos. De acordo com o pró-reitor de Extensão da Univima, Francisco Sólon, será utilizada durante o curso, uma plataforma com o que há de mais moderno.
“Caso algum aluno necessite tirar dúvidas, os facilitadores estarão aptos e treinados para fazer em tempo real a conexão do aluno com o professor. Isso de qualquer lugar do Maranhão. Um canal fechado e seguro. Dando até para realizar reuniões com todos os gestores do projeto”, explicou o pró-reitor.

Inscrições
Para ingressar no programa, o jovem precisa estar atento aos seguintes pré-requisitos: ter idade mínima de 17 anos e Ensino Fundamental completo.
No ato da inscrição, é necessário a apresentação da cédula de identidade, do Cadastro de Pessoa Física (CPF), de comprovante de residência e certificado de ensino (originais e cópias).  

As inscrições podem ser feitas nas seguintes localidades:
- Área Norte, na Avenida 7, s/nº, Habitacional Turu;
-  Área Sul, na Avenida dos Portugueses, no Bairro do Bacanga;
- Área Leste, na Avenida 13, s/n, no Bairro do Maiobão, em Paço do Lumiar;
- Área Oeste, nas proximidades do Terminal de Integração da Praia Grande
- Colégio Militar 2 de Julho  na Vila Palmeira;
- Academia Integrada de Segurança Pública, no bairro do São Raimundo,
- Na 3ª Companhia no Anil e 2ª Cia na Alemanha do 9ª Batalhão da Polícia Militar (BPM);
- Na 1ª Cia do 1ª BPM no Coroadinho;
- No 6º BPM na Cidade Operária;
- No 1º BPM no Outeiro da Cruz e;
- Na Companhia de Turismo (CpTur) no Reviver.

No interior
Os moradores da cidade de Balsas podem se inscrever no 4º BPM. Já em Imperatriz, foram disponibilizados dois locais de inscrição: no 3º BPM e no Colégio Militar Tiradentes da cidade. 
As aulas estão previstas para iniciar no próximo dia 3 de abril. O cidadão que desejar mais informações deve se dirigir à sede da Sadai, no prédio da Secretaria de Segurança Pública, na Vila Palmeira e procurar a coordenação do projeto ou ainda pelos telefones (98) 3214 3825 ou 3214 3837.

Comentários