Representantes do BNDES visitam comunidades rurais no Maranhão
O gerente da área do Agronegócio e Inclusão Social, Guilherme Franco Montoro, e o assessor jurídico, advogado Caetano Torres, do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), visitaram, nesta quinta-feira (22), com uma equipe do Governo do Estado, as comunidades rurais Piqui da Rampa (município de Vargem Grande) e Cariongo III (Miranda do Norte).
A comitiva, liderada pela secretária de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Conceição Andrade, e pelo superintendente do Núcleo Estadual de Programas Especiais (Nepe), César Rodrigues Viana, apresentou aos representantes do BNDES o trabalho realizado pelas comunidades rurais.
As comunidades tiveram projetos selecionados e aprovados pelo Edital 01/2011, lançado em, 28 de outubro de 2011, de empreendimentos da agricultura familiar e de economia solidária, com propostas de inclusão produtiva nos Arranjos Produtivos Locais (APL).
Os recursos disponibilizados pelo Edital foram demandados por associações de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, remanescentes de quilombos rurais, produtores rurais, pescadores artesanais, extrativistas, silvicultores, indígenas, aquicultores, economia solidária e cooperativas de produção, garantindo a democratização do acesso aos recursos do Fundo Maranhense de Combate a Pobreza (Fumacop/Seplan) e aos recursos de eventuais fontes adicionais não reembolsáveis do BNDES.
A parceria do Governo do Estado e BNDES, para o biênio 2012/2013, aponta para uma nova forma de incentivar o desenvolvimento de bases produtivas familiar do meio rural, dando-lhes uma maior mobilidade de interiorização e territorialização dos arranjos produtivos locais, tendo como vetor a geração de renda e trabalho, proporcionando novas oportunidades nas dimensões do desenvolvimento local sustentável e que podem contribuir para valorização das vocações locais e regionais, capazes de tornar o seu espaço geográfico, com diversos pólos sociais e econômicos bem dinâmicos.
Participam no trabalho de combate à pobreza rural, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro), Nepe, Agência Estadual de pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e as secretarias de Estrado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Desenvolvimento Social (Sedes) e Igualdade Social (Seir).
“Estamos sentido avanços sociais nas comunidades Pique da Rampa e Cariongo III. Trabalhamos no sentido de conseguir recursos federais, de convênio e transferências, estaduais e do Fumacop, que serão fundamentais para o desenvolvimento do Maranhão, na ordem de R$ 500 milhões” afirmou a secretária Conceição Andrade.
O superintendente do Nepe, César Viana, destacou o excelente nível de organização da comunidade de Piqui da Rampa e levou a comitiva para conhecer os trabalhos de construção de uma barragem, viabilizada pelo Nepe, que vai garantir água para a lavoura.
“Aqui existe uma produção significativa e bastante diversificada de hortaliças, melancia, feijão, milho, quiabo, pepino, couve-flor, pimentão, abóbora e que já abastece as feiras de Vargem Grande, Nina Rodrigues e até São Luís, além de comercializar esses produtos com a Conab, através do programa de Aquisição de Alimento e com a prefeitura municipal para a Merenda Escolar. com o apoio do prefeito municipal”, disse o superintendente.
César Viana apontou os benefícios que a parceria Sedagro /BNDES vem propiciando à comunidade do Cariongo III, como a compra de um trator, a ampliação e melhoria de três pequenasbarragens, aquisição de duas estufas e fertilizantes. No Cariongo III a produção de acerola, banana, mandioca, arroz e macaxeira vai para as feiras de Miranda do Norte e Anajatuba, além da Conab.
O gerente do BNDES, Guilherme Montoro, considerou positivas as visitas e destacou as comunidades pelos trabalhos apresentados, união e motivação. “Essas comunidades deverão servir de referência para outras comunidades, pois as mesmas terão o nosso apoio”, concluiu.
Participaram da comitiva o secretário adjunto da Sedagro e gestor do projeto, Paulo Roberto Lopes, o presidente da Agerp, Jorge Fortes, o diretor do Fumacop, Nairo Balata e o prefeito de Vargem Grande, Miguel Fernandes.
Comentários
Postar um comentário
Credibilidade é o nosso maior patrimônio
Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.
Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.
Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.
Jornalista Abimael Costa