Roseana articula unidade entre grupos aliados no interior maranhense

Articulação política do governo atuou fortemente durante o governo itinerante pelo interior e mostrou o prestígio da governadora, inclusive entre grupos de oposição.


Encerado na última quinta-feira, o primeiro governo itinerante promovido pela governadora Roseana Sarney (PMDB) em 2012 teve como ponto alto da programação administrativa a entrega de hospitais e lançamento de obras em vários municípios. Mas a programação política também também marcou a viagem de Roseana pelo interior, em reuniões com lideranças e discussão sobre as eleições municipais. E neste aspecto a governadora mostrou forte poder de articulação, reunindo no mesmo palanque adversários políticos em cada município
     Notadamente em Codó, Colinas e Presidente Dutra, as reuniões políticas foram mais ressaltadas durante o governo itinerante. "A governadora conseguiu reunir líderes políticos e candidatos e buscou, onde fosse possível, a unidade dos partidos que compõem a base do governo", explicou o secretário de Articulação Política, Hildo Rocha.
     Durante a viagem pelo interior, coube exatamente a Hildo Rocha a agenda política da governadora. A parte estrutural e administrativa é coordenada pelo chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, e pelos titulares das pastas com obras ou serviços a serem lançados ou inaugurados.


Oposição - Um fator importante na articulação política do governo foi a presença nas reuniões de Roseana de líderes de oposição, como a prefeita de Colinas, Valmira Miranda (PDT), e o ex-prefeito de Codó Biné Figueiredo (PDT). 


      Secretário de Projetos Especiais do governo, o senador João Alberto de Sousa (PMDB) também participou de algumas reuniões políticas ao lado de Roseana e do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. "O que percebi foi uma Roseana muito forte popularmente e com uma liderança incontestável sob todos os grupos políticos, pelo seu carisma e simpatia", disse João Alberto, que participou da reuniões políticas em Presidente Dutra, Colinas, Timon e Codó.
      Em Codó, com a presença de Edison Lobão e dos secretários da base roseanista na Assembleia Legislativa, todos os grupos políticos municipais se reuniram. Roseana colocou no mesmo palanque as adversários Ricardo Archer (PMDB), Themis Araújo (PP), Chiquinho Oliveira (PSD), e o prefeito Zito Rolim (PV). depois visitou cada um deles em suas residências, incluindo também o ex-prefeito Biné Figueiredo.  




O balanço político do governo itinerante


Presidente Dutra: Roseana se reuniu com a prefeita Irene Soares (PRP) e seu candidato a prefeito, Biné Soares, também se reuniu com os oposicionistas Juran Carvalho e Priscila Sá, que devem polarizar a eleição no município;


Colinas: Ao lado do presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB), Roseana conversou com a prefeita Valmira Dias (PDT); com os ex-prefeitos Reinaldo Silva, Ewerton Macedo, e José Henrique Brandão, com os candidatos Nina Melo (PMDB), José Élder (PTdoB)  e Antonio Carlos (PSB).


Timon: O município é missão do senador João Alberto, que trabalha a união entre os grupos da prefeita Socorro Waquim (PMDB) e do deputado Alexandre Almeida (PSD). Para o governo só a união entre os dois grupos pode impedir a vitória de Luciano Leitoa.


Caxias: A governadora mostrou aos candidatos Paulo Maranho Júnior (PMDB) e Helton Mesquita (PT) pesquisas qualitativas que mostram a ampliação das chances caso os dois se unam contra Léo Coutinho (PSB), candidato do prefeito Humberto Coutinho (PDT).


Codó: Todos os candidatos podem compor a base do governo Roseana no município. A relação é de proximidade, inclusive, com o ex-prefeito Biné Figueiredo, hoje no PDT. Roseana visitou Chiquinho Oliveira (PSD), Ricardo Archer (PMDB), Themis Araújo (PP), e o prefeito Zito Rolim (PV).




     

      Jornal o Estado do Maranhão
      17-03-2012
      Editoria de Política

Comentários