Santa Inês abre mais vagas para Sistema Prisional do Maranhão





A Unidade Prisional de Ressocialização de Santa Inês, localizada a 250 quilômetros da capital, vai criar mais 90 vagas para o Sistema Prisional do Maranhão. O prédio situado na Rua da Barreirinha foi ampliado dentro dos padrões exigidos pela Justiça e, vai ser inaugurado na próxima quarta-feira, 4.

Das novas vagas, 41 foram ocupadas por presos de Santa Inês que estavam em São Luís. Os detentos haviam sido transferidos para São Luís devido às obras na antiga Delegacia que agora funciona como presídio. "Estamos cumprindo a política de regionalização do Sistema Penitenciário, de levar os presos para próximo de suas famílias", afirmou o secretário Sergio Tamer, da Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap). As outras vagas devem ser ocupadas por detentos dos municípios vizinhos como: Bom Jardim e Pio XII.

A Unidade Prisional possui 10 celas, banho de sol, solares, sala de saúde, sala de aula, setor administrativo, guaritas, corredores. A juíza da Vara de Execuções Penais de Santa Inês, Larissa Rodrigues Tupinambá Castro, visitou as novas instalações nesta semana para avaliar a nova estrutura do local. "O local está adequado para que o preso cumpra sua pena e possa se ressocializar", contou.

Para o superintendente de Controle e Execução Penal do Interior, Alfrânio Martins Feitosa, a conclusão das obras da Unidade Prisional e de Ressocialização de Santa Inês é o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o poder judiciário. "Estamos cumprindo um dos objetivos da SEJAP, de transferir os presos do interior do estado que estão em São Luís para próximo de suas famílias", disse.

Outras inaugurações - O Governo do Estado do Maranhão, por meio Sejap vai entregar no mês de abril mais três Unidades Prisional de Ressocialização nos municípios de Divinópolis, Rosário e, Bacabal. Essas unidades vão criar mais 310 vagas no sistema prisional. Além disso, estão sendo realizadas obras de reformas e ampliação nas unidades prisionais de estão sendo feitas em unidades prisionais na capital e, em Pedreiras, Chapadinha, Açailândia, Caxias, Timon, Imperatriz, para criação de outras vagas.

Comentários