Vianey lamenta omissão de socorro do SAMU a paciente em São Luís

Foto Materia



A deputada Vianey Bringel (PMDB) ocupou da tribuna da Assembleia Legislativa, na manha desta quinta-feira (15), para lamentar e pedir rigorosa apuração do caso de omissão de socorro de uma equipe do Serviço de Atendimento de Emergência (SAMU), ocorrido em São Luís, que culminou com a morte do paciente.


A parlamentar deixou claro que não está criticando o secretário municipal de Saúde, o médico Gutemberg Araújo, nem a deputada Gardênia Castelo (PSDB), de quem confessa ser amiga pessoal. “Frequento o Socorrão I e II, onde o atendimento é bom. Mas não admito que o SAMU não preste socorro a um doente”, disse.

Para Vianey, é necessário que o secretário municipal de saúde, Gutemberg Araújo, mande investigar qual foi o médico que provocou a omissão de socorro ao paciente. “Eu não sabia que para a ambulância sair de um posto para buscar um doente em casa, precisasse da autorização de um médico”, afirma.

A parlamentar deixou claro que se o serviço da SAMU em Bacabal e Santa Inês é diferente. Segundo ela, nos dois municípios os médicos credenciados sempre estão nos municípios, para atender todos os pacientes, inclusive em domicílio. “As justificativas de trote não convencem”, afirmou.


DIREITOS HUMANOS


No final do pronunciamento, Vianey Bringel lembrou que hoje (15) é “Dia Internacional do Consumidor”, outro segmento da sociedade que está prestes a perder todos os seus direitos. “O Procon é responsável e tem que ser um órgão atuante em todos os lugares, inclusive para coibir os abusos nos planos de saúde e a nas redes de supermercados”, apela.


Vianey Bringel citou como exemplo a rede de supermercados Hiper Bom Preço, onde os consumidores são obrigados a enfrentar enormes filas, porque a empresa disponibiliza apenas dois caixas para realizar o atendimento. A deputada acha que as operadoras de TV a cabo também devem ser fiscalizadas.

Comentários