Combate à pobreza receberá investimentos de R$ 500mi
Governadora confirmou ontem a criação de secretaria específica para
cuidar do programa; ações darão apoio ao agricultor familiar e à cidadania
A governadora Roseana Sarney (PMDB) deve anunciar na próxima semana o projeto de criação da secretaria que vai coordenar o programa de combate à pobreza extrema no Maranhão. O governo pretende investir no programa R$ 500 milhões dos R$ 2,3 bilhões que o estado busca em organismos financeiros. A nova secretaria vai absorver as atribuições das pastas de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Agrário.
Segundo explicou a governadora, em entrevista a O Estado, ontem, no Palácio dos Leões, o Maranhão terá, pela primeira vez, um quadro real das causas e das soluções de pobreza no estado. "Nós fizemos um estudo completo, com participação da Secretaria de Projetos Especiais e do Ipea[Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas] que nos mostrou que o foco da pobreza está nos plantadores de mandioca e arroz. Com este dado, desenvolvemos o projeto para erradicá-la", explicou.
A partir dos dados do Ipea, explica Roseana, foi possível saber o que fazer para melhorar as condições de vida destas pessoas. "São agricultores focados na agricultura de subsistência. E para reverter o quadro, é preciso melhorar a qualidade de vida, oferecendo terra, crédito, tecnologia e canais de comercializa-
ção", disse a governadora.
Mas o novo programa não ficará apenas nestes mecanismos."É preciso dar também melhores condições de vida e cidadania. Por isso, daremos a estas famílias acesso à educação, saúde, saneamento e infra-estrutura. O programa visa combater a pobreza em todos os seus aspectos", disse.
A criação da secretaria decombate à pobreza completará a reforma administrativa do início do mês, quando deixaram o governo os secretários de Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social, Assuntos Estraté-
gicos e Juventude.
Segundo explicou a governadora, em entrevista a O Estado, ontem, no Palácio dos Leões, o Maranhão terá, pela primeira vez, um quadro real das causas e das soluções de pobreza no estado. "Nós fizemos um estudo completo, com participação da Secretaria de Projetos Especiais e do Ipea[Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas] que nos mostrou que o foco da pobreza está nos plantadores de mandioca e arroz. Com este dado, desenvolvemos o projeto para erradicá-la", explicou.
A partir dos dados do Ipea, explica Roseana, foi possível saber o que fazer para melhorar as condições de vida destas pessoas. "São agricultores focados na agricultura de subsistência. E para reverter o quadro, é preciso melhorar a qualidade de vida, oferecendo terra, crédito, tecnologia e canais de comercializa-
ção", disse a governadora.
Mas o novo programa não ficará apenas nestes mecanismos."É preciso dar também melhores condições de vida e cidadania. Por isso, daremos a estas famílias acesso à educação, saúde, saneamento e infra-estrutura. O programa visa combater a pobreza em todos os seus aspectos", disse.
A criação da secretaria decombate à pobreza completará a reforma administrativa do início do mês, quando deixaram o governo os secretários de Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social, Assuntos Estraté-
gicos e Juventude.

Comentários
Postar um comentário
Credibilidade é o nosso maior patrimônio
Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.
Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.
Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.
Jornalista Abimael Costa