Governador em exercício empossa membros da Caisan do Maranhão
O governador em exercício, Washington Luiz Oliveira, deu posse, na tarde desta terça-feira (3), no Palácio dos Leões, aos membros da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado (Caisan-MA), que será presidida pelo secretário de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes. Ao todo fazem parte da Caisan 18 membros, sendo nove titulares e nove suplentes, que têm como meta fortalecer as políticas públicas na área da segurança alimentar e nutricional de nove Secretarias (Desenvolvimento Social, Casa Civil, Saúde, Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Igualdade Racial, Meio Ambiente, Educação e Trabalho e Economia Solidária).
Conforme explicou Washington Luiz, a Caisan contribuirá com estratégias de redução à insegurança alimentar no estado. "A instalação da Câmara Intersetorial faz parte de uma série de ações e atividades do Governo para combater com eficiência a pobreza do Maranhão e melhorar os indicadores sociais e a condição de vida das pessoas", destacou o governador em exercício.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e presidente da Caisan, Francisco Gomes, os desafios serão superados com a ajuda das câmaras, conselhos e planos municipais de segurança alimentar e a implementação do Plano Estadual de Segurança Alimentar. "Vamos trabalhar em conjunto, unindo esforços em torno de um planejamento para assegurar recursos, supervisionar e executar ações que garantirão à nossa população uma segurança alimentar desejada", ressaltou.
Na oportunidade, Francisco Gomes lembrou da relação entre as atribuições da Câmara e o Plano Estadual de Erradicação da Pobreza Extrema. Segundo ele, o êxito das políticas voltadas para o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade serão substanciais para o enfrentamento da pobreza no Maranhão.
A solenidade aconteceu no Palácio dos Leões e teve a presença dos secretários Antônio Heluy (Trabalho e Economia Solidária), Claudeth Ribeiro (Igualdade Racial) e João Bringel (Educação); da presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional na Assembleia Legislativa do Estado, Francisca Primo; do secretário-adjunto de segurança alimentar, Kleber Gomes; além de técnicos das secretarias.
Caisan
A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (Caisan/MA) foi instalada pela governadora Roseana Sarney em setembro de 2011, por meio do Decreto 27.720. A criação da câmara serviu de pré-requisito para sua adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Além disso, o compromisso assumido pelo governo em elaborar um Plano Estadual que articule os municípios em torno do Sistema de Segurança Alimentar Nacional, também foi determinante para a adesão do estado.
Instituído pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), o objetivo do Sisan é promover o direito humano à alimentação adequada em todo o território brasileiro e fomentar a integração entre governos e sociedade civil organizada.
Comentários
Postar um comentário
Credibilidade é o nosso maior patrimônio
Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.
Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.
Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.
Jornalista Abimael Costa