Pular para o conteúdo principal

Vice-governador Washington Luiz visita Sala da Situação



Vice-governador Washington Oliveira, secretário Fábio Gondim e técnicos na Sala de Situação


O vice-governador Washington Luiz Oliveira visitou, na noite desta quarta-feira (18), a Sala da Situação implantada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), no Centro Administrativo do Estado, no edifício Clodomir Millett, 6º andar. O local vai disponibilizar aos gestores públicos informações gerenciais de forma dinâmica e de fácil visualização.
Recepcionado pelo secretário de Estado do Planejamento, Fábio Gondim, e pelo gestor da área de Projetos e Sistemas de Informação da Seplan, Marcos Fernando Jacinto, Washington Oliveira teve acesso a diversas informações geradas por intermédio de consultas a sistemas como o Siafem, Siagem, Sispca, Folha de Pagamentos, entre outros.
“Estamos disponibilizando eletronicamente e de forma dinâmica informações e relatórios gerenciais em cinco telões controlados por um servidor multimídia. Essas informações são essenciais para a tomada de decisões e maximização das ações e programas governamentais”, ressaltou Gondim ao vice-governador.  
Washington Luiz Oliveira afirmou que “acredita na modernidade”, pois com informações e uma base de dados confiável, o gestor tem condições plenas de fazer uma análise mais acurada da realidade e adotar resoluções práticas para equacionar os problemas detectados. “Esse trabalho é fundamental para o governo seguir no rumo certo e melhorar os indicadores sociais do Maranhão”, elogiou o vice governador. 
Ainda durante a visita do vice governador à Sala da Situação, Marcos Fernando Jacinto explicou que as informações são geradas por um sistema de Business Inteligence (BI), que busca os dados e disponibiliza as informações gerenciais. “Cada Secretaria de Estado pode ter acesso ao BI, bastando adicionar as licenças para os seus usuários. Além das informações disponibilizadas on-line, atualmente estão sendo gerados relatórios gerenciais impressos semanalmente, por intermédio do mesmo sistema”, disse Jacinto.
Entre esses relatórios, estão o de execução orçamentária por poder e por órgão, por fonte, por grupo de natureza de despesas, relatórios de despesas de pessoal, manutenção e finalísticas, relatórios com projeção de valores empenhados para o ano fiscal, baseados nos valores de lei mais crédito, relatórios de fluxo de caixa, cotas liberadas, gráficos de receita etc.

Comentários



OUÇA a RÁDIO VOZ DE ARARI

Denuncie, seja os olhos e os ouvidos da polícia!

Clinica Santo André

Clinica Santo André

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública