Greve de ônibus em São Luis será decidida em assembleia, hoje as 16h
Em assembleia agendada para hoje as 16h, no Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (STTREMA), na Rua Afonso Pena, no centro, os motoristas, cobradores e fiscais que atuam no sistema de transporte público de São Luis, decidem os detalhes da paralisação da categoria.
Segundo o presidente do Sindicato, Dorival Sousa, a greve é irreversível,e por tempo indeterminado, pois os empresários do setor de transporte de passageiros da capital, representados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luis (SET), se recusam a atender as reivindicações dos rodoviários, que são: Reajuste salarial de 16%, tíquete-alimentação de R$ 450,00 e inclusão de mais um dependente nos planos de saúde e odontológico, alegando não ter condições financeiras, o que inaceitável segundo Dorival, "Nós não podemos ficar a mercê dos empresários que alegam não ter condições financeiras de conceder o reajuste e mesmo assim continuam operando o sistema de transporte", pontuou Dorival.
Por outro lado, o superintendente do SET, Luis Cláudio Siqueira, disse que os empresários não tem condições de atender as reivindicações dos rodoviários devido as dificuldades financeiras que o sistema vem enfrentando por conta de vários fatores, entre eles, 02 anos sem reajuste de tarifas, o reajuste salarial de 8% concedido aos rodoviários no ano passado, aumento no custo dos insumos, como combustível e peças de manutenção, fraude na gratuidade e a atuação predatória dos transporte clandestinos.
Enquanto permanece indefinido a situação entre patrões e empregados, a população de São Luis vie a expectativa do caos que seria uma greve do transporte de passageiros.
A Secretária Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), se absteve de tratar do assunto, em nota, órgão informou que a negociação entre patrões e empregados e de competência apenas das partes envolvidas, cabendo à secretária apenas o acompanhamento das negociações para resguardar os interesses da população.
Comentários
Postar um comentário
Credibilidade é o nosso maior patrimônio
Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.
Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.
Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.
Jornalista Abimael Costa