quarta-feira, 30 de maio de 2012

GTA seleciona policiais para Curso de Formação de Pilotos






O Grupo Tático Aéreo (GTA) do Maranhão, órgão pertencente à Secretaria de Segurança Pública (SSP), deu início esta semana ao processo seletivo para a formação de novos pilotos de helicóptero da unidade. Na terça-feira (29), foram realizados os exames de aptidão física (EAF). Estão sendo ofertadas, seis vagas para os profissionais do Sistema de Segurança Estadual, sendo duas para o Corpo de Bombeiros (CBMMA), duas para a Polícia Civil e duas para a Polícia Militar.

A seleção, que é composta de cinco fases, tem como intuito selecionar policiais das três instituições para integrarem o grupamento do Maranhão. Na terça (29), pela manhã, os candidatos passaram por um rigoroso teste de condicionamento físico. Entre as provas, subida no cabo vertical, prova de resistência abdominal, flexão na barra e travessia em altura no pórtico. As provas foram realizadas no hangar do GTA no Comando Geral da Polícia Militar (Calhau).

À tarde, os candidatos passaram por uma nova bateria de provas. Desta vez, os testes foram feitos na piscina do Castelinho no Outeiro da Cruz, onde cada candidato deveria nadar 300 metros e completar a prova em até 8 minutos. Todos os participantes foram aprovados no exame médico (EMS), realizado no mês de abril.

O processo seletivo terá ainda mais três etapas: Exames de Aptidão Psicológica (EAP), de Títulos (ET) e de Habilidade Específica (EAE). Os exames tem caráter eliminatório e classificatório. “Os candidatos precisam demonstrar à banca examinadora que se enquadram ao perfil do cargo. Nosso intuito é que eles possam ter resistência física e técnica para agir em qualquer situação de policiamento aéreo”, declarou o coordenador adjunto do GTA, capitão Anselmo Oliveira.

As seis vagas estão sendo disputadas por 31 inscritos. Após a finalização do processo seletivo, que inclui também um treinamento prático a ser realizado em outro estado, com os melhores classificados ao final das avaliações, estarão aptos a pilotar as aeronaves.



Outras Etapas

Nos exames psicológicos, a banca avalia o perfil psicológico do candidato, verificando a capacidade de adaptação e potencial de desenvolvimento na função de piloto, segundo os parâmetros estabelecidos pela definição do perfil profissiográfico adotado pelo GTA, alicerçados em parâmetros similares ao Grupamento Aéreo e à Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Já os Exames de Títulos constarão da análise de documentos comprobatórios de participação em cursos, como de Operações Aéreas (COA) e de tempo de serviço no GTA, na função de operador Tático Aéreo. Servirão ainda como títulos, as licenças de Piloto Privado de Helicóptero (PPH) e de Piloto Comercial de Helicóptero (PCH), ambos concedidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As próximas etapas acontecem neste mês de junho.



Sobre o GTA

O GTA foi criado em 1996, ano de início da “Operação Impacto” no Maranhão, na qual a Polícia Federal deu suporte à ação com aeronaves e agentes. As atividades do grupamento foram regulamentadas em lei no ano de 1998, pelo decreto nº 16.687, de 4 de janeiro.

O GTA é considerado centro de excelência e tem ministrado cursos que chamam a atenção pelo alto grau de profissionalismo e segurança. O grupamento de elite do Maranhão vem combatendo a ação de criminosos de alta periculosidade em diversas missões em todo o estado, e dando suporte aos sistemas de segurança de várias unidades da federação, o que tem repercutido positivamente no cenário nacional, como resgate, assistência e salvamento.

No início, o GTA contava com uma estrutura composta de um helicóptero esquilo e poucos policiais, que operavam atendendo a todos os chamados. O embrião foi inspirado nos moldes da extinta coordenadoria geral de operações aéreas do Rio de Janeiro.

Com os investimentos estaduais, o GTA teve um incremento considerável na sua frota de aeronaves e veículos, operando atualmente com dois aviões Cessna 210 Centurion e dois helicópteros modelos esquilo e um helicóptero modelo BK 117 C-2 (EC-145).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa