Rigo defende prefeito e mobiliza Funai e Funasa para resolver problemas dos índios



    O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (30) para defender o prefeito de Arame, João Menezes, alvo de críticas do deputado Carlos Alberto Milhomem (PSD), acerca do tratamento dispensado o setor de saúde pública aos indígenas residentes no município.
Para Rigo, Milhomem não tem total conhecimento do assunto, quando disse na tribuna da Assembleia que existe falha no atendimento de saúde aos índios de Arame. Segundo ele, os próprios caciques discordaram da forma como Milhomem conduziu o pronunciamento.

O parlamentar garante que Arame oferece total atenção aos índios. “O prefeito João Meneses só pode fazer o que é atribuição constitucional município. O que falta, na realidade, é a atenção da Funai e da Funasa, a quem cabe a parte da saúde”, afirmou.

Teles informou que os próprios índios não aceitaram o argumento de Milhomem, jogando a culpa dos problemas de saúde enfrentados pelos índios no prefeito João Meneses, que abre as portas de sua residência a brancos índios e dá tratamento igualitário a todos.

Rigo Teles garante que Arame não foi atingido pela falta de assistência na saúde pública, como denunciaram. Segundo ele, a própria secretaria de saúde, doutora Gláucia, confessou que sua pasta trabalha nas aldeias indígenas, onde a responsabilidade de atendimento aos índios é da Funasa.

Para Rigo, a falha no tratamento dos índios dos municípios de Grajaú, de Amarante, de Barra do Corda, de Sítio Novo e Arame é de total responsabilidade da Funasa e na Funai, cujas administrações estão abandonando e desprezando os indígenas.

“Toda eleição vamos às aldeias pedir votos aos índios. Não poderemos nos furtar de dar o apoio a essa classe, que é feita de gente e faz parte da população brasileira. Os caciques de Arame garantem que tem total apoio do prefeito e da secretária de saúde”, disse.

MOBILIZAÇÃO
Após o pronunciamento, o deputado Rigo Teles participou de reunião da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, acompanhados dos deputados Bira do Pindaré (PT), Chico Gomes (PMDB), Fábio Braga (PMDB), Vianey Bringel (PMDB) e de caciques Guajajaras e Gaviões, representando aldeias de Arame, Grajaú, Bom jesus das Selvas, Buriticupu e Santa Luzia.
Após o encontro, Rigo anunciou que vai interceder junto ao governo federal (Funai e Funasa), para resolver os graves problemas dos índios, que reclamam a falta de postos de saúde e de medicamentos. Os caciques denunciaram que os índios estão morrendo por falta de assistência e remédios.

Comentários