Pular para o conteúdo principal

Assinada nesta segunda-feira (25) a ordem de serviço para construção de Cetecma em Axixá




O secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney, assinou ordem de serviço para construção do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma) no município de Axixá (a 95 km de São Luís). O ato de assinatura aconteceu nesta segunda-feira (25) e foi realizado no terreno onde será erguido o prédio.

“Aqui, está sendo iniciada uma escola de alto padrão que irá mudar a realidade e a vida de todos da região. Irá transformar estudantes em profissionais. A governadora Roseana coloca em Axixá uma obra importante para a juventude, um Cetecma, como demonstração do esforço em profissionalizar jovens, de maneira que eles tenham acesso ao mercado de trabalho”, pontuou.


Na ocasião, Luis Fernando Silva fez o lançamento da pedra fundamental da obra no terreno de 18 mil metros quadrados, localizado às margens da MA-110. Presentes a prefeita Sônia Campos e os secretários de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Olga Simão, e de Assuntos Políticos, Hildo Rocha.



A obra é fruto da parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), com o Governo Federal, via Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE) - Programa Brasil Profissionalizante, e Prefeitura Municipal.


Olga Simão relembrou o esforço da governadora em construir Centros Tecnológicos no estado. “O compromisso da governadora começou em seu governo anterior, quando ela construiu 11 Cetecmas. Agora, serão mais 12, a serem entregues aos maranhenses em parceria com o Governo Federal. Tudo com o objetivo de levar qualificação profissional a todos os municípios o estado”, observou.




Investimentos


A obra, cujo investimento é de cerca de R$ 3 milhões, teve início imediato, com as máquinas fazendo a limpeza do terreno, cedido pela Prefeitura de Axixá. A previsão de entrega é junho de 2013.


A prefeita de Axixá, Sônia Campos, disse que a obra representa a garantia da melhoria da qualidade de vida da população. “São conquistas que não beneficiam apenas Axixá, mas todos os municípios da região”, declarou.


O Cetecma de Axixá atenderá a cerca de quatro mil estudantes de todos os municípios das regiões do Munim e Lençóis Maranhenses, promovendo a qualificação e requalificação profissional, por meio de programas de capacitação, geradores de oportunidade de trabalho e renda. Contribuirá, ainda, para a disseminação do conhecimento tecnológico em benefício do desenvolvimento econômico e social do estado.


Caberá ao Governo do Estado a coordenação e manutenção dos cursos. Serão quatro salas de aulas, sete laboratórios nas áreas de Química, Biologia, Física, Matemática, Informática, Processamento de Alimentos e Mecânica. Haverá também dois auditórios, biblioteca, sala de videoconferência e uma quadra poliesportiva.


O secretário de Estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, ressaltou os investimentos feitos no estado que estão gerando oportunidades de emprego e renda. “Esse é mais um Cetecma que a governadora irá construir para criar oportunidade para os jovens se profissionalizarem e assim crescerem junto com Maranhão”, assinalou.

Comentários

Clinica Santo André

Clinica Santo André

Ouça a Rádio Voz de Arari

PLAYER