Fórum reunirá conselheiros de saúde do Norte e Nordeste em São Luís






O VI Fórum Norte e Nordeste de Conselhos Estaduais de Saúde acontecerá no período de 21 a 23 deste mês, na Real Promoções, no bairro do Turu, em São Luís. O evento está sendo organizado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) e tem como finalidade aprofundar a relação entre os estados para que seja estabelecida uma parceria entre os mesmos.

O vice-presidente do CES, Américo Araújo, explicou segunda-feira (18), durante a reunião do Conselho, ocorrida no Hospital de Alta Complexidade Carlos Macieira, que o VI Fórum pretende estabelecer uma cooperação mútua. "Queremos fortalecer as regiões tão sofridas para que possam superar todos os obstáculos e dificuldades com a consolidação do SUS na região Norte e Nordeste", disse ele.

O evento é destinado aos conselheiros de Saúde dos estados e das capitais nordestinas, secretários executivos dos conselhos estaduais, assessores técnicos, coordenadores de plenária nacional dos estados do Nordeste entre outros.

Ainda durante a reunião do CES, que contou com a presença do subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, a chefe da Assessoria de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Francisca Nogueira, mostrou o relatório detalhado dos recursos e investimentos da SES no primeiro quadrimestre (janeiro a abril) deste ano. As contas foram aprovadas pelos conselheiros de saúde.



Programação
Entre os temas que serão discutidos durante o VI Fórum Norte e Nordeste estão: Financiamento e Gestão Pública; O Papel do Controle Social na política pública de saúde; Avanços e Desafios dos Conselhos de Saúde; O papel dos conselhos na implantação da Lei Complementar nº 141/12; Privatização e Precarização do Trabalho na Saúde; Responsabilidade e Caminhos dos Conselhos de Saúde junto aos Órgãos de Controle Conferência: Controle social: Parceiro da Gestão na Construção do SUS.

Comentários