Secretários Hildo Rocha e Luis Fernando Silva prestigia inauguração de Agência da Previdência Social em Santa Rita




Os moradores do município de Santa Rita ganharam, nesta terça-feira (26), uma agência da Previdência Social que vai beneficiar cerca de 200 mil pessoas da cidade e municípios vizinhos. O secretário de Estado chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, representou a governadora Roseana Sarney no evento. Ele estava acompanhado do secretário de Estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha; do prefeito Hilton Gonçalo; e da gerente-executiva do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em São Luís, Rosangela Diniz.

Durante a inauguração, o secretário Luis Fernando e o prefeito entregaram ao senhor Valentim Machado da Silva e à dona-de-casa Ana Cecília Bastos Barros, respectivamente, o primeiro benefício de Aposentadoria e de Salário Família concedido pela agência de Santa Rita. A nova unidade proporcionará comodidade à população que não precisará mais percorrer grandes distâncias em busca dos serviços prestados.



Luis Fernando Silva lembrou que a iniciativa de expandir a rede do INSS, vem do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no tempo em que a governadora Roseana Sarney era líder do governo no Congresso Nacional. “A governadora Roseana Sarney não deixaria de fora o nosso querido Maranhão. Essa agência é resultado disso e chegou ao município por meio de uma parceria com o governo local e a Câmara Municipal. É muito bem-vinda a um dos municípios localizados em um dos principais eixos de crescimento econômico do estado”, disse.

“Uma agência do INSS é um passo importante para que a distribuição da renda se efetive. E aqui, a gente vê esse exemplo. Santa Rita está destinada ao crescimento econômico pela proximidade com a Refinaria de Bacabeira, pela termelétrica, pelo fato de ter a BR-135 e pela proximidade com a ferrovia Carajás”, complementou o secretário.



Bom funcionamento

O secretário Hildo Rocha disse que além de lutar pela ampliação da rede do INSS no Maranhão, a governadora Roseana Sarney buscou, junto com o ministro Garibaldi Alves Filho e com a presidenta Dilma, a realização de novos concursos para que as agências funcionassem a contento. “O concurso foi feito, inclusive alguns servidores já estão trabalhando nessas novas agências garantindo um bom funcionamento e mais rapidez e segurança aos beneficiários da previdência”, observou.

A Previdência Social está investindo R$ 47,3 milhões para expandir a rede de atendimento no estado e outros R$ 19,7 milhões para recuperar a rede já existente. Estão previstas a abertura de 59 novas agências, até 2013. Para Rosangela Diniz esse é um grande avanço para toda a população do Maranhão. “Com essas novas agências vamos dar mais agilidade e conforto a todos que procuram os serviços do INSS. Diminuindo o tempo de espera para a aposentadoria, o que é um desejo de toda a população”, disse.

“Fico feliz que, assim como eu, muitas pessoas serão beneficiadas com essa agência que é resultado do esforço dos governos Federal, Estadual e Municipal”, disse o senhor Valentim Machado.

O evento contou com a participação de representantes sindicais, vereadores, do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), Francisco Sales, de prefeitos da região e de moradores do município.

Comentários