217 municípios Maranhenses participam de seminário em São Luis
SEMINÁRIO DISCUTIRÁ AS POLÍTICAS DE SANEAMENTO E RESÍDUOS
SÓLIDOS NOS MUNICÍPIOS MARANHENSES.
Prazo para entrega do PMRS expira em agosto
Os municípios maranhenses que
ainda não apresentaram os Planos Municipais de Resíduos Sólidos devem ficar
atentos quanto ao prazo para conclusão, que é 02 de agosto de 2012, com base no
artigo 9º da Lei 12.305/2010, que contempla como prioridade, as metas de não
gerar lixo, reduzir, reutilizar, reciclar e tratar de forma correta o destino
final dos resíduos sólidos. De acordo com o Ministério Público do Maranhão, por
meio da Promotoria de Meio Ambiente, a Lei é obrigatória a todos os municípios,
e o não cumprimento dela, pode resultar em penalidades administrativas, civis e
criminais, e mais, o corte de recursos públicos destinados aos municípios.
Com o objetivo de buscar um entendimento com o Ministério
Público quanto
ao remanejamento do prazo de 02 de agosto de 2012 (Elaboração dos Planos Municipais
de Resíduos Sólidos) para dezembro de 2013, data final dos Planos de Saneamento
Básico, evitando assim, ações judiciais por improbidade administrativa, o
Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses – CONLAGOS
realiza nos dias 24, 25 e 26 de Julho, no Auditório da Federação das Indústrias
do Maranhão (FIEMA), o “Seminário de Sensibilização e Capacitação sobre
Política Nacional de Saneamento Básico e os Planos de Gestão Integrada”.
O
Evento é voltado para os 217 municípios, que discutirá com amplitude as
diretrizes para a elaboração do plano, com a participação de representantes do
Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério das Cidades (MCID), Fundação
Nacional de Saúde (FUNASA), Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da
República (SAF-PR) e, Secretarias de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e Cidades
(SECID).
“O
Maranhão é um dos estados que está em atraso com os PMRS, por isso a
importância de se discutir de forma territorial, as políticas adotadas pelos
municípios para o tratam entodo lixo, bem como saber de cada gestor e técnico,
quais as suas dúvidas, dificuldades,
experiências e estratégias sobre as diretrizes do plano, que envolve também, um
alto custo financeiro”, destacou Ronald Damasceno, Diretor Executivo do CONLAGOS.
A
Secretaria de Estado de Meio Ambiente, uma grande parceira do Seminário, também
está atuando na política de tratamento do lixo, com a elaboração do Plano
Estadual de Resíduos Sólidos – PERS, que age no mesmo propósito de
sensibilização e capacitação dos municípios para auxiliar na elaboração dos
PMRS. Para o Superintendente de Gestão de Resíduos Sólidos – SEMA, Vilson de
Jesus Silva, há uma forte determinação do Secretário de Meio Ambiente e
Recursos Naturais, Vitor Mendes, para que o PERS seja entregue no dia 02 de
agosto, próximo. Uma a versão preliminar já foi discutida em cinco audiências
públicas regionais com a contribuição de informações das secretarias municipais,
empresários, academias e sociedade civil organizada.
“A
proposta do CONLAGOS em gerar esse debate entre os planos estaduais e
municipais é favorável, pois proporcionará aos municípios que ainda estão em
atraso, um ambiente propício para a metodologia aplicada na elaboração dos
Planos Estadual e Municipal de Resíduos Sólidos, com as assessorias estadual e
federal”, declarou o Superintendente Estadual de Resíduos Sólidos, Vilson de
Jesus.
A Carta de São
Luís – Compromisso dos Gestores Municipais
Até
o final dos trabalhos, CONLAGOS, SECID, SEMA e gestores municipais aprovarão a
Carta de São Luís que reafirma o compromisso político com as Políticas de
Saneamento e Resíduos Sólidos, e deflagrará processos regionais de elaboração
de Planos Intermunicipais de Saneamento e Resíduos Sólidos, com foco na
formação de arranjos de consórcio público, como instrumento de gestão.
Na
programação do Seminário de Sensibilização e Capacitação sobre Política
Nacional de Saneamento Básico e os Planos de Gestão Integrada teremos temas e
mesas redondas sobre “A Política Nacional De Saneamento Básico e os Planos de
Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”, “Planos
Municipais de Saneamento Básico, Planos Municipais de Gestão Integrada –
Metodologia”, “Experiências de Consórcio Público na Gestão Integrada de
Resíduos Sólidos” e “Diagnóstico do Plano Estadual de Resíduos Sólidos”.
Facilitarão os temas e discussões, o Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente
Urbano, do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Wilson Guimarães; o Secretário
Nacional de Saneamento Básico, do Ministério das Cidades, Osvaldo Garcia, a
Diretora Executiva da Fundação Nacional de Saúde, Elaine Drumond, além da
Consultora em Desenvolvimento Regional, da Subchefia de Assuntos Federativos da
Presidência da República, Paula Ravanelli, dentre outros.
CONLAGOS – Do
Municipalismo ao Desenvolvimento Regional.
O CONLAGOS é uma instituição de consórcio público, fruto da articulação da “ONG Juventude Sem Fronteiras” e das prefeituras de um território denominado “Região dos Lagos Maranhenses” pela identidade ambiental lacustre desses municípios. Criado no ano de 2005, no município de Conceição do Lago Açu, por 12 prefeitos, atua como instrumento de implementação e fortalecimento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento dos municípios dentro de um contexto territorial.
Atualmente o Consórcio tem 27 municípios associados,
divididos entre os biomas da Baixada, Vales do Pindaré, Mearim e Itapecuru, regiões
ricas em recursos naturais, potencial cultural e turístico, mas que possuem uma
economia fragilizada resultante do pouco investimento por parte do poder público.
Suas
atividades em defesa do municipalismo ultrapassam esses limites territoriais,
pois tem nas suas diretrizes a consolidação da Política de Desenvolvimento
Regional como uma estratégia de Estado para o crescimento do Maranhão através
de municípios fortes e sustentáveis. Assim, o CONLAGOS ocupa hoje assentos nos
Conselhos Nacionais das Cidades e de Recursos Hídricos, estabelecendo uma
posição estratégica para o Maranhão no cenário nacional sobre as políticas de
Urbanismo e Meio Ambiente.
SERVIÇO:
O QUÊ: “Seminário de
Sensibilização e Capacitação sobre Política Nacional de Saneamento Básico e os
Planos de Gestão Integrada”.
QUANDO: 24,25 e 26 de
Julho de 2012
ONDE: Auditório da
FIEMA (Retorno da Cohama)

Comentários
Postar um comentário
Credibilidade é o nosso maior patrimônio
Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.
Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.
Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.
Jornalista Abimael Costa