PMDB é o partido político com o maior número de candidatos no Maranhão


Esse número, segundo o secretário de Estado de Assuntos Políticos (PMDB), Hildo Rocha, é o reflexo de uma articulação política dos partidos de base, que apoiam a governadora Roseana Sarney (PMDB) na Assembleia Legislativa e em todo o estado. 


O partido político com o maior número de candidatos a prefeito no Maranhão e consequentemente de maior expressão e força política é o PMDB. São 108 postulantes pela legenda, numa proporção de um candidato peemedebista para cada dois municípios do estado.
Esse número, segundo o secretário de Estado de Assuntos Políticos (PMDB), Hildo Rocha, é o reflexo de uma articulação política dos partidos de base, que apoiam a governadora Roseana Sarney (PMDB) na Assembleia Legislativa e em todo o estado. "Estamos com candidatos nos 20 maiores colégios eleitorais e vamos eleger no mínimo 15 prefeitos nestes colégios", disse.
Ele afirmou que a ideia é alinhar os governos municipais ao do Estado. "Desta forma, vamos alinhar as políticas públicas e beneficiar a população em todo o Maranhão. A educação básica, por exemplo, é de responsabilidade exclusiva do Município. Se ele estiver comprometido, da mesma forma que a governadora Roseana, fará um bom planejamento", disse.
O presidente estadual do PMDB, Remi Ribeiro, completou. "O importante é que todos possam trabalhar alinhados, numa visão de políticas públicas que envolve o município, o estado e a União. Vale ressaltar que o bom momento do PMDB no Maranhão se dá pela relação direta com o desempenho da governadora e de sua base", enfatizou.
Segundo - O segundo partido político no ranking é o PT, que apresenta 58 candidatos a prefeito. O PV e o PRB aparecem logo atrás, com 51 candidatos, cada. O PSB tem 32; PSD, 29; PDT, 28; PCdoB, 24; PPS, 22 e PSDB, 20, com intenção de votos do eleitorado.
Os partidos com o menor número de candidatos a prefeito são o PTN, com apenas dois postulantes; PSDC, com quatro; PSTU e PTC, com cinco candidatos; PCB sete e tanto o PSL quanto o PRP com oito postulantes.
Na corrida pela vice-prefeitura, o partido com o maior número de candidatos é o PT, com 54 no total. PSB tem 48; PMDB, 47; PCdoB, 40; PV, PDT e PTB, 34 cada. As legendas com o menor número de candidatos a vice são PPL, com apenas um; PSTU, com cinco e PTN, com seis.
Disputam vagas nas Câmaras Municipais de Vereadores pelo PMDB em todo o Maranhão 1.297 candidatos. São 1.202 concorrentes pelo PT, segundo colocado no ranking; 927 pelo PSB; 964 pelo PSB; 903 pelo PCdoB; 941 pelo PDT e 835 pelo PSDB.
As legendas com a menor quantidade de candidatos a vereador no estado são o PSTU, com apenas 18 na disputa; PPL, com 33; PSOL, com 121 e PTN, com 218.

Mais

Na soma de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, o PMDB se apresenta como partido político de maior força no Maranhão. São 1.452 candidaturas peemedebistas. O PT é o segundo em candidaturas, com 1.314, à frente do PV, com 1.049 candidatos; PRB, com 1.036; PSB, com 1.007 e PDT, com 1.003 registros.

PUBLICADO EM: JORNAL O ESTADO DO MARANHÃO - 28-07-2012

Comentários