Programação cultural movimentará a 64ª SBPC




O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), elaborou uma programação cultural que será oferecida aos participantes da 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e à comunidade acadêmica envolvida no encontro. O roteiro acontecerá de segunda (23) a sexta-feira (27), com manifestações da cultura maranhense, incluindo do toque das caixeiras do Divino à exposição de cazumbas e cortejo de Miolos de Bumba-boi.

“A ideia é dar visibilidade ao Centro Histórico, na área da Praia Grande. Concentrarmos a programação cultural em espaços dessa área, onde o participante da SBPC, sobretudo aqueles que vem de outros estados, pode usufruir dos bens culturais do Maranhão numa programação paralela à oficial do encontro”, justificou Cláudio Pinheiro, superintendente do Programa Mais Cultura (Secma), um dos idealizadores da programação.

A programação cultural começa na segunda-feira (23), às 18h, com uma Salva de Caixas do Divino de vários Impérios do Divino de São Luís, seguida de uma roda de Tambor de Crioula, na praça da Casa do Maranhão. Na terça-feira (24), o palco do Teatro Arthur Azevedo será tomado por cantores e compositores da música maranhense no show “Louvação a São Luís”, em comemoração ao aniversário de 400 anos da capital maranhense. Participam Fátima Passarinho, Mano Borges, Cláudio Pinheiro, César Nascimento, Gabriel Melônio, Inácio Pinheiro, Fernando de Carvalho, Rosa Reis e Roberto Brandão. No repertório músicas que fazem homenagens à cidade em composições que enaltecem a cultura, o povo, os lugares, os sabores e o cheiro da cidade que canta a alegria.

Também no palco do Arthur Azevedo, na noite de quarta-feira (25), o público vai se deleitar com a descontração, a alegria e o humor da comédia maranhense “Pão com Ovo”, com elenco da Companhia Santa Ignorância Cia. de Artes, que tem no elenco César Boaes, Adeilson Santos e Charles Jr. Num texto coletivo que retrata de forma bem humorada situações dos costumes e hábitos do ludovicenses, a peça conta a história de duas amigas, Dijé, moradora de bairro da periferia; e Clarisse, uma emergente alpinista social.

Os dois espetáculos do Arthur Azevedo, nos dias 24 e 25 serão apresentados às 20h e terão entrada franca, com retirada de convites na bilheteria do teatro, uma hora antes das apresentações. Os convites serão retirados somente nos dias dos espetáculos.

Ainda na quarta-feira (25), o espaço Odeon Sabor e Arte, na Rua da Palma, às 20h, haverá o Encontro de Mestres de Tambor de Crioula. Na quinta-feira (26) às 16h, no Canto do Cultura, em frente à sede da Secma, será montado um palco onde amos de bumba-boi, sotaque da baixada, apresentam toadas com performances dos cazumbas, paralelo acontecerá a Exposição Cazumbas, nos portais da Secretaria da Cultura. A programação será encerrada na sexta-feira (27), com um Cortejo de Miolos de Boi, a partir das 16h, pelas ruas do Centro Histórico com exibição em frente à Secma.

Comentários