Vencedor do Nobel de Química fará conferência na 64ª SBPC
![]() |
| O cientista confirmou presença no encontro, onde realizará uma conferência no dia 24 de julho. |
Popularizar a ciência. Esse é o objetivo da 64ª edição da Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com uma programação voltada para a divulgação científica, o evento contará com a presença de grandes pesquisadores. Entre os convidados está Daniel Shechtman (foto), Prêmio Nobel de Química em 2011.
O cientista confirmou presença no encontro, onde realizará uma conferência no dia 24 de julho. A vinda de Daniel Shechtman é um marco na história do Maranhão. É a primeira vez que um vencedor de Prêmio Nobel visita o Estado.
O pesquisador vai estar na abertura da SBPC, e no dia da sua conferência (24 de julho). Daniel vai falar para os participantes sobre a divulgação e popularização da ciência, além de explicar sobre os quasicristais, a pesquisa que lhe rendeu o Nobel de Química.
Segundo o coordenador da SBPC no Estado e vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Antônio Oliveira, é uma honra receber um cientista como Daniel Shechtman. “A vinda de Shechtman é um incentivo para o Maranhão”, destaca.
O coordenador da SBPC ressaltou que o cientista vai interagir com a comunidade do evento e seu alvo principal será os jovens. Para Oliveira, se os mais novos se interessarem por ciência, futuramente, poderá haver brasileiros recebendo Nobel.
“O que nós precisamos é de pessoas que gostem de ciência, digo, a ciência básica, como química, física, matemática, biologia. Os estudantes precisam perceber que o estudo científico, apesar das dificuldades, é prazeroso e contribui para o bem estar da humanidade É esse incentivo que esperamos receber do Daniel Shechtman, alguém que lutou por sua pesquisa e conquistou reconhecimento”, disse Oliveira.
Com informações da UFMA e Imirante.com

Comentários
Postar um comentário
Credibilidade é o nosso maior patrimônio
Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.
Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.
Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.
Jornalista Abimael Costa