Governadora Roseana lança Programa Estágio Viva Primeiro Emprego

Governadora Roseana destacou relevância do programa de qualificação profissional



  A governadora Roseana Sarney lançou, nesta quarta-feira (15), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, o Programa Estágio Viva Primeiro Emprego, uma nova versão do programa que pretende qualificar 15 mil pessoas, entre jovens e adultos, para atender às demandas do mercado de trabalho no Maranhão. “Lançado durante o meu primeiro governo, em 1996, essa é uma ação que se transformou numa das principais marcas do meu governo”, declarou Roseana Sarney.
 Roseana Sarney foi saudada por jovens que lotaram o espaço
  Roseana Sarney ressaltou que nada é capaz de proporcionar mais satisfação a um governante do que garantir às famílias bem estar e segurança. “Todos nós crescemos com a expectativa de ingressar no mercado de trabalho, mas com as exigências do mundo moderno é necessário habilidade para ocupar as vagas oferecidas pelas empresas. O programa vem para suprir essa demanda”, ressaltou.

  A governadora Roseana ressaltou que o Maranhão vive um momento de expectativas com a implantação de grandes investimentos, que superam R$ 100 bilhões, como a Refinaria Premium, Suzano Celulose, ampliação do Porto do Itaqui, entre outros empreendimentos. “Estudem, preparem-se para o mercado de trabalho, pois essa é uma ótima oportunidade de crescimento profissional para os jovens maranhenses”, destacou.
Governadora Roseana, presidente da AL, Arnaldo Melo, e secretários de Estado compõem mesa na cerimônia de lançamento

  Presentes à solenidade, secretários de Estado como os de Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra; de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo; de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; de Minas e Energia, Ricardo Guterres; Gestão e Previdência, Fábio Godim; de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho; Justiça e Administração Penitenciária, Sérgio Tamer; Fazenda, Cláudio Trinchão; e Articulação Institucional, Rodrigo Comerciário. Participaram, ainda, o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo; o deputado federal Pedro Novais, deputados estaduais César Pires e Roberto Costa e representantes das empresas Vale, Alumar, Petrobras, do Senai e Banco do Brasil, além de estudantes  e outras autoridades.

Formação continuada

O Estágio Viva Primeiro Emprego, desenvolvido pela Universidade Virtual do Maranhão (Univima), sob a coordenação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), faz parte do programa de formação continuada Maranhão Profissional. A partir da integração do Governo do Estado com a iniciativa privada e instituições de ensino públicas e privadas, são desenvolvidas ações para formação profissional e oferecidos cursos profissionalizantes de extensão tecnológica.

  A secretária de Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra explicou que o programa visa à aproximação dos alunos que estão matriculados nos cursos de formação profissionalizante com as empresas. “Esse estágio dará a oportunidade aos estudantes de conhecerem como é o mercado de trabalho e, por outro lado, os empresários vão conhecer uma mão de obra qualificada”, declarou.
Secretária Rosane Guerra ressaltou que ação proporciona inclusão do jovem no mercado de trabalho
Atualmente, o Maranhão Profissional possui mais de 5 mil alunos matriculados em 700 cursos profissionalizantes nos 11 Centros de Ensino Tecnológicos do Maranhão. Rosane Guerra afirmou que podem participar do programa pessoas com idade entre 18 e 30 anos, que não possuem vínculo empregatício e estejam matriculados nos cursos de Qualificação Profissional ofertados pelas instituições parceiras.     

Além de oferecer oportunidade de qualificação, o Estado garante o pagamento da bolsa aos estagiários, no valor de R$ 622,00, mais seguro contra acidentes pessoais. As empresas participantes devem dar condições adequadas de aprendizagem social, profissional, cultural e vale transporte.

Inscrições

  Rosane Guerra explicou que as inscrições estarão abertas a partir do lançamento de editais específicos, publicados no portal do Programa de Estágio Viva Primeiro Emprego (www.primeiroemprego.ma.gov.bre no Diário Oficial do Estado do Maranhão. A ação será realizada nos municípios de São Luís, Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Carolina, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro e Santa Inês.
  Ao final do estágio, os alunos receberão um certificado de Qualificação Profissional, atestando experiência na área de formação do curso e do estágio e ainda terá maior oportunidade de ser efetivado na empresa em que estagiou.

Oportunidade

Para os jovens, o projeto foi visto como muito positivo. Jomilene de Almeida Pereira, de 18 anos, concludente do ensino médio, essa é uma grande oportunidade para quem não tem nenhuma experiência. “O meu interesse é me especializar na área de segurança do trabalho e vou continuar estudar muito para chegar lá”, revelou.

  Para Ana Paula Castro, 18 anos, também em fase de concluir o ensino médio, a expectativa é de trabalhar numa grande empresa. “Espero fazer algum curso na área de administração. Acredito que vou conseguir vencer”, afirmou.
Aos 19 anos, Jhonata Jonas da Silva, disse que já terminou o ensino médio, mas não consegue trabalho, pois não possui qualificação. “Não é fácil ingressar no mercado de trabalho, principalmente sem capacitação. Agora, espero e especializar para arranjar trabalho e ajudar a minha família”, afirmou.

Comentários

Avançando com a nossa gente

Avançando com a nossa gente