Governo do Estado entrega títulos a 255 famílias em Matinha

Secretários festejam com agricultores familiares o título de posse da terra   




O sonho da posse definitiva da terra é concretizado por 255 famílias das comunidades Graça, Jacuíca, Cutia I, São José do Bruno e Faixa, além da agricultora familiar Simoa Raimunda Amorim Santos. Na manhã desta sexta-feira (31), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Matinha, representantes dessas comunidades receberam das mãos dos secretários de Estado Luís Fernando Silva (Casa Civil), Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar), e Hildo Rocha (Articulação Política) a documentação que oficializa de fato e de direito a posse de suas terras.
Secretário Fernando Fialho fala sobre a importância da posse da      terra para o agricultor familiar

"Em nome da governadora Roseana Sarney estamos comprovando o compromisso do Governo do Estado com o agricultor familiar. Com o título da posse da terra vocês podem ter acesso a inúmeros benefícios como o crédito", afirmou Luís Fernando Silva ao relembrar que a governadora Roseana Sarney fez o maior programa de reforma agrária do Brasil com o assentamento de 250 mil famílias no seu primeiro mandato de governo.

 Aos agricultores familiares Fernando Fialho afirmou que todos podem ter a certeza do compromisso do Governo com o trabalhador. "Sabemos que ninguém muda a vida de ninguém. Só vocês podem mudar as suas vidas. Então, com essa filosofia vamos garantir-lhes as oportunidades para a implementação de projetos produtivos e autosustentáveis em todas as pequenas comunidades rurais", disse.
Secretários Luis Fernando e Fernando Fialho entregam título de posse de terra a agricultor familiar


Fialho enumerou, ainda, que entre outros benefícios e ações, o governo vai implementar políticas públicas que englobam todo o processo produtivo: da plantação, passando pela colheita, até a comercialização. "Sei do trabalho árduo de vocês. Trabalham de sol a sol vencendo todas as dificuldades da vida, seja na seca ou no excesso de chuva. Mas, agora a realidade é outra. Vamos capacitá-los e junto com vocês vamos selecionar os melhores projetos e implementá-los com assistência técnica profissional e adequada", enfatizou.

O secretário garantiu que a partir do dia 11 de setembro, uma equipe do Instituto de Terras do Maranhão (Iterma) vai trabalhar para a regularização fundiária de mais sete comunidades quilombolas em Matinha. "Vamos voltar aqui e concretizar o sonho com a posse definitiva da terra dessas comunidades", assegurou Fialho.

Emoção

A entrega dos títulos de posse da terra foi marcada pela emoção dos agricultores familiares. "'É nosso gente", comemorou a agricultora Simoa Raimunda Amorim Santos ao relatar ao lado de vários companheiros de luta no campo uma "historia de sofrimento e sobrevivência pela terra".

"Deus é Pai. Isso é uma graça", disse em tom de oração a senhora Enessina Tavares da Silva, 74 anos: "foi do povoado da Graça que tudo começou. Depois as comunidades foram divididas, mas o que interessa é o sonho que hoje estamos realizando".

O secretario de Agricultura do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Matinha, Francisco das Chagas Silva, o Chiquito, relatou que novas perspectivas de vida terão os agricultores rurais. "O governo está investindo de forma correta. Dando terra e toda assistência que precisamos para produzir".

Comentários