Governo realiza sorteio de localização dos apartamentos do PAC Rio Anil


Durante a solenidade a governadora Roseana Sarney, realizou o sorteio de localização do 1º apartamento. 320 famílias foram contempladas com os apartamentos do PAC Rio Anil.








Na manhã desta quarta-feira (29), em solenidade realizada no auditório do Palácio Henrique de La Roque, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), promoveu o sorteio de localização dos contemplados com apartamentos do residencial Rio Anil – Fé em Deus, residencial que compõe o conjunto de obras que integram o Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC Rio Anil.

Na ocasião, a governadora Roseana Sarney, além de realizar em ato simbólico o sorteio de localização do 1º apartamento, prestou homenagem ao ex-governador do Maranhão, Jackson Lago ao sugerir que o residencial fosse rebatizado, passando a se chamar Residencial Jackson Lago, uma vez que foi durante o mandado do ex-governador que as obras do PAC Rio Anil foram iniciadas. A iniciativa da governadora foi bem recebida pelas famílias contempladas com o programa, que lotaram o auditório para participar do sorteio.

Diversas autoridades participaram da solenidade, dentre as quais, os secretários de Estado Pedro Fernandes (Cidades e Desenvolvimento Urbano); Luís Fernando Silva (Casa Civil); Hildo Rocha (Assuntos Políticos); além do presidente da Assembleia Legislativa do estado (AL-MA), o deputado estadual Arnaldo Melo; do superintendente de Patrimônio da União, Jorge Brito; e do gerente regional da Caixa Econômica Federal, Antônio Nunes Filho.

Durante a solenidade, a governadora frisou a relevância social em torno das obras do PAC Rio Anil, e assinalou que essa é uma obra conjunta entre os governos Federal e do Estado. “Essa é uma importante obra social, onde, além da entrega de apartamentos, já entregamos no bairro da Liberdade o Teatro Padre Haroldo, para dinamizar a cultura na região; teremos obras de arruamento, policiamento, regularização fundiária, e a construção de uma importante avenida para a cidade, que é a Avenida Quarto Centenário”, destacou a governadora.

Sorteio

320 famílias foram contempladas com os apartamentos do PAC Rio Anil. O residencial está localizado em uma área próxima ao Rio Anil, e os blocos, em homenagem aos 400 anos de São Luís, receberão nomes de lugares e pontos turísticos da cidade, como Fonte das Pedras, Praia Grande, São Marcos, Olho d’Água, Diamante, entre outros. Ao todo são 20 blocos com 16 apartamentos cada.

O sorteio foi iniciado com a seleção e entrega das chaves dos apartamentos do térreo – quatro apartamentos de cada bloco -, sendo priorizados para pessoas idosas ou com mobilidade reduzida. O sorteio foi monitorado pelo auditor do Estado, José Mauro de Sousa, para dar mais transparência ao processo.

A dona de casa Simone Borges dos Santos foi a primeira sorteada, e recebeu das mãos da governadora as chaves de um dos apartamentos do térreo do bloco Praia Grande. Ela passou 29 anos morando em palafitas, e comemorou a conquista. “Agora mudou para melhor, para sermos felizes com moradia digna”, ressaltou a beneficiada.

As famílias cadastradas que receberam os apartamentos nesta etapa são as que atenderam aos critérios do projeto: morar em área em frente à obra, estar em residência provisória ou estar morando de aluguel social.

De acordo com o secretário Pedro Fernandes, qualquer irregularidade constatada durante o processo será apurada nos próximos cinco dias para a substituição do contemplado. O secretário detalhou o conjunto de obras residenciais. “Com esses 320 apartamentos, nós já entregamos cerca de 840 moradias, já realizamos 3000 melhorias habitacionais e devemos entregar mais 2.720 apartamentos”. Segundo o secretário, as moradias serão localizadas no Diamante, no João Paulo, na margem da Avenida Quarto Centenário, além do projeto do Residencial Piranhenga que está sendo elaborado.

Para o secretário a Avenida Quarto Centenário é obra importante, porém secundária no programa. “Esse é o foco do programa, o programa de habitação, a importância é moradia digna para a população”, destacou.

PAC Rio Anil

O projeto PAC-Rio Anil I é uma ação conjunta dos governos federal e estadual que visa a remoção de famílias que habitam palafitas à margem esquerda do Rio Anil, entre os bairros da Camboa, Liberdade, Fé em Deus e Alemanha.

O projeto prevê, além da construção da Avenida IV Centenário – obra que margeia toda a área de intervenção (entre a Camboa e a Alemanha), com 3,8 Km de extensão, sendo duas pistas com duas faixas de rolamento cada, passeio de pedestres e ciclovia nos dois lados, e 1.090 m em elevados e pontes:

- Construção de 2.720 apartamentos de 42 m²

- Construção de áreas de equipamentos urbanos de recuperação ambiental

- 6.000 melhorias habitacionais nos bairros que integram a região alvo do projeto

- Reforma do Teatro Padre Haroldo no bairro da Liberdade (já entregue à população)

- Regularização fundiária de aproximadamente 15 mil imóveis até o final de 2013.

As obras e ações que integram o PAC-Rio Anil giram em torno de R$ 300 milhões em investimentos, sendo que 50% destes recursos são oriundos da União, e os outros 50% são provenientes da receita estadual.

Comentários