Novas viaturas aprimoram serviço do sistema carcerário do Maranhão




Marcada como mais um avanço no sistema carcerário do Maranhão, a aquisição de 15 viaturas Eco Sport tem garantido, com mais frequência, a locomoção de detentos para atividades externas como atendimentos médicos, audiências judiciais e transferências destes para outros municípios do estado. Ao todo foram investidos pela Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) R$ 885 mil na compra dos carros. 
Os veículos, que possuem capacidade para dois detentos, são equipados com sirenes, rádio escuta e adaptados com celas. Foram distribuídos entre unidades que alojam presos provisórios.
Com lugares para escolta e passageiro, as viaturas chegaram a cinco unidades de São Luís: UPR do Olho d’Água, Presídio Feminino, UPR de Paço do Lumiar, Centro de Custódia Preso de Justiça (CCPJ) do Anil e o Grupo de Escolta e Operações Penitenciárias (Geop) que ficou com três carros. No interior, foram contempladas as unidades prisionais dos municípios de Bacabal, Timon, Santa Inês, Chapadinha, Davinopolis, Caxias, Pedreiras e Açailândia.
O secretário de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), Sergio Tamer, destacou que o sistema prisional foi aprimorado com a melhoria no transporte de detentos. "Agora, temos carros exclusivos para transportar os detentos. E como isso, a população é quem ganha”.
Tamer ressaltou que o investimento fortalece a posição da Sejap em busca de melhores condições de serviço ao sistema carcerário do estado. "A compra dos veículos melhora não só as condições de trabalho, mas o funcionalismo do próprio sistema prisional maranhense".
Melhorias
Para o diretor da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Paço do Lumiar, Jocerlan Amorim França, os carros tem sido um instrumento fundamental de apoio no deslocamento dos internos. “O carro chegou em uma boa hora, pois, por dia, são dois ou três detentos conduzidos para hospitais ou fórum”, disse.
O assessor especial da Assessoria de Planejamento da Sejap, Roberto Costa Araújo, explicou que a compra dos carros é um dos muitos investimentos no sistema carcerário do Maranhão. "O sistema penitenciário do Maranhão está sendo equipado pelo bom trabalho que o Governo do estado vem desenvolvendo. Os carros fazem parte dos vários investimentos do sistema".
Os carros, caracterizados com os logotipos da Sejap e Governo do Estado, vieram de Camaçari na Bahia e passaram por adaptações na cidade de São Paulo.

Comentários

Avançando com a nossa gente

Avançando com a nossa gente