Programa previne tuberculose no Sistema Prisional
O Programa de Controle da Tuberculose da Penitenciária de Pedrinhas está trabalhando ações de prevenção à doença no sistema prisional do Maranhão. O primeiro semestre de 2012 somou um total de 431 exames de escarro referentes as baciloscopias de 288 detentos das Penitenciária de Pedrinhas, Casa de Detenção (Cadet), Centro de Custódia de Presos de Justiça de Pedrinhas e do Anil, Penitenciária São Luís I e II, Centro de Detenção Provisória (CDP), Centro de Triagem, Penitenciária Feminina e do Quartel da Policia Militar.
O trabalho atende a todo o Complexo Penitenciário, além do Centro de Custódia de Presos de Justiça do Anil (CCPJ/Anil) totalizando 2.705 internos. O secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sergio Tamer, destacou o êxito do programa. “O novo aparato instrumental e humano ofertado pelo Programa tem sido primordial para o sucesso da ação”, frisou.
O trabalho é realizado por meio de convênio da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) com o Fundo Global, em parceria com as Coordenações Municipal e Estadual de Controle da Tuberculose, Comitê Metropolitano de Tuberculose e Laboratório Lacen.
Diagnóstico e tratamento
Para a realização de serviços preventivos, diagnóstico e tratamento, foram disponibilizados aos internos os serviços de Raios-X do Tórax e a implantação do laboratório para realização das baciloscopias de escarro. Os trabalhos funcionam no novo Núcleo de Atenção á Saúde da Penitenciária de Pedrinhas, prédio que foi totalmente reformado.
Para detentos diagnosticados com Tuberculose é disponibilizada medicação para tratamento, fornecida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Há ainda acompanhamento médico mensal, com o auxilio de enfermeiras, serviço que evita a locomoção do interno para uma Unidade Básica de Saúde. O serviço tem o apoio logístico de um núcleo de saúde instalado na Penitenciária, além de uma ambulância 24 horas por dia.
Nos dois primeiros meses de funcionamento da Sala de Raio-X do Núcleo de Saúde, foram realizados 62 exames de Raio-x do Tórax dos Sintomáticos Respiratórios.
Comentários
Postar um comentário
Credibilidade é o nosso maior patrimônio
Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.
Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.
Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.
Jornalista Abimael Costa