SSP divulga Plano Operacional de Segurança para os shows dos 400 anos de São Luís




Câmeras de vídeo monitoramento, helicóptero do GTA, barreiras de abordagem policial, lanchas da Companhia de Operações Especiais, torres de monitoramento, hospital de campanha, posto fixo da delegacia de polícia, além de bases de atendimentos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Defesa Civil e Blitz Urbana, fazem parte do plano de segurança do Governo do Estado para os shows dos 400 anos de São Luís. As festividades terão início, neste sábado (1º), na Lagoa da Jansen, com apresentações de Gilberto Gil e Tribo de Jah.


O Plano Operacional para os shows foi apresentado, nesta sexta-feira (31), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, durante coletiva coordenada pelo secretário de Estado de Segurança, Aluizio Mendes, que fez o chamamento da sociedade para que participe desta bonita festa, com toda a família. Ele destacou foi preparada uma grande logística para garantir segurança a todos que participarem do evento e para coibir qualquer tipo excesso.

Um efetivo de 242 polícias, 10 viaturas do GTA, seis viaturas da Polícia Civil, incluindo homens do Esquadrão de Motos e da Cavalaria, completa o esquema de segurança, que tem como objetivo garantir às famílias, participarem com alegria e segurança da festa que vai ficar na história da cidade. 

Presentes à coletiva, o comandante da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; delegada geral de Polícia Civil, Cristina Menezes; comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Paiva; gestora de rede de serviços da Secretaria de Estado de Saúde, Socorro Bispo; e o superintende de Fiscalização da Blitz Urbana, José Batista da Hora Junior, entre outras autoridades.

Aluisio Mendes destacou como inovação nessa operação, o Sistema de Vídeomonitoramento, que entra em fase experimental na Lagoa da Jansen, com câmeras no local e em áreas adjacentes. As imagens serão disponibilizadas aos coordenadores de segurança na área da lagoa para uma pronta intervenção. "É uma novidade e um incremento especial e muito positivo para o sistema de segurança do Estado", disse o secretário.

Outra experiência que está sendo iniciada neste evento é o serviço de resgate de urgência médica feito em parceria entre sistema de segurança, por meio do GTA, e a Secretaria de Estado de Saúde (SES). A aeronave da Secretaria de Estado de Segurança é uma das mais modernas no mundo, na questão aérea policial, e dispõe, dentre os seus equipamentos, de duas UTIs, que agora estão plenamente operacionais, graças ao convênio com com a SES.

A Secretaria de Saúde irá dispor do Hospital de Campanha, montado pelo Corpo de Bombeiros e equipado pela SES, com médicos intensivistas e enfermeiros especializados para dar toda a assistência, caso haja necessidade. “Somado a isto, que é uma grande novidade, teremos uma equipe atuando no resgate aéreo, com um corpo clínico treinado e capacitado para fazer o atendimento de urgência e emergência", explicou a gestora de Saúde da SES, Socorro Bispo. Como apoio ao atendimento, o estarão disponíveis a UPA Itaqui Bacanga e os hospitais Tarquínio Lopes Filho (O Geral) e Carlos Macieira, preparados para atender possíveis ocorrências.

Investimentos e segurança

Durante a coletiva, o secretário apresentou à imprensa, os novos equipamentos adquiridos pela Secretaria de Segurança Pública que serão entregues, em sua totalidade, este mês. São quatro mil novas pistolas ponto 40, e 3.462, coletes a prova de balas, que fazem parte do plano de reequipar o sistema de segurança que vai ganhar ainda 180 novas viaturas paras Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. Somente no sistema de vídeo monitoramento são quase R$ 20 milhões investidos pelo Governo do Estado.

O secretário Aluizio Mendes alertou às pessoas que vão participar da festa, que não será permitida a entrada de garrafas e copos de vidro, para garantir mais segurança no local. Ele também pediu que a população evite ir até o local com carro particular e faça uso do transporte coletivo, que terá sua frota ampliada durante esses dias de festividade.

O tenente coronel, Jorge Luongo, que apresentou a operação que será deflagrada durante o período, explicou que o trabalho da polícia não vai se limitar a área do evento. A polícia vai trabalhar, com malhas protetoras, deste a entrada da cidade, incluindo Estreito dos Mosquitos, rodoviária, ferry boat e aeroporto, garantindo assim segurança a quem chega a São Luís para participar da festa. A maior atenção, no entanto será na área da Lagoa, onde haverá maior concentração de pessoas. "A operação não vai interferir no policiamento rotineiro nos bairros da cidade", garantiu o tenente-coronel.

A delegada geral de Polícia Civil, Cristina Menezes, informou que o plano operacional da Polícia Civil vai contemplar a Praça Maria Aragão e Lagoa da Jansen. No primeiro espaço, além do plantão da Beira-Mar, será reforçado o plantão da Delegacia do Idoso. Na Lagoa da Jansen a delegacia vai funcionar ao lado da praça de alimentação, no Centro Administrativo.



Programação

A programação comemorativa do governo, que tem como slogan "Shows para entrar para a história - festa como essa só daqui a 400 anos", será aberta, neste sábado (1º), como shows de Gilberto Gil, Tribo de Jah e dos artistas Beto Pereira, Mano Borges, Erasmo Dibel, Chiquinho França e Carlinhos Veloz. Dando seguimento à programação, haverá ainda apresentações da Orquestra Sinfônica Brasileira (dia 6), Roberto Carlos (dia 8), Ivete Sangalo (dia 15), Rita Beneditto e Zezé di Camargo e Luciano (dia 22) e Alcione e Zeca Pagodinho (dia 29).




O projeto dos 400 anos é uma realização do São Luís Convention & Visitors Bureau, com apoio institucional do Governo do Estado. O evento, que vai ficar história da cidade, terá, durante todo o mês de setembro, grandes shows, patrocinados pela Vale, Alumar, Ambev, EBX, Emap, Alumar, Petrobras, Nestlé e Credicard Hall.




A festa dos 400 anos de São Luís está sendo preparada para ser inesquecível. Uma megaestrutura de palco, som e luz, com ampla logística de serviços e espaço para o público, está sendo montada na Lagoa da Jansen para a comemoração ao quarto centenário da cidade. O palco principal será o mesmo que foi utilizado no show de PaulMcCartney, em Recife, em abril deste ano.

Comemorações

O projeto dos 400 anos é uma realização do São Luís Convention & Visitors Bureau, com apoio institucional do Governo do Estado. O evento é apresentado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, com patrocínio da Vale, Alumar, Ambev, OGX, MPX, Emap, Alumar, Petrobras, Nestlé e Credicard Hall.

Nos 400 anos de São Luís, se apresentarão Gilberto Gil e Tribo de Jah (dia 1º), Orquestra Sinfônica Brasileira (dia 6), Roberto Carlos (dia 8), Ivete Sangalo (dia 15), Rita Beneditto e Zezé di Camargo e Luciano (dia 22), Alcione e Zeca Pagodinho (dia 29). O palco para essas apresentações terá uma megaestrutura de luz e som. Telões de LED de alta definição também serão instalados em locais estratégicos para que o público possa acompanhar cada detalhe dos shows.

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS

SÁBADO, 1 DE SETEMBRO
19h - Projeto A5 - Mano Borges, Chiquinho França, Beto Pereira, Carlinhos Veloz E Erasmo Dibel
20h20 - Ilha Magnética - César Nascimento
21h - Gilberto Gil
23h - Tribo de Jah

SÁBADO, 6 DE SETEMBO
20h - Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB)
22h - Sérgio Habib, Oberdan, Tereza Canto, Djalma Chaves e Josias Sobrinho
22h40 - Papete

SÁBADO, 8 DE SETEMBRO
19h - Louvação a São Luís, com Ana Torres, Chico Maranhão, Cláudio Pinheiro, Fátima Passarinho, Fernando de Carvalho, Flávia Bittencourt, Gabriel Melônio, Gerude, Inácio Pinheiro, Roberto Brandão, Ronald Pinheiro e Rosa Reis
21h - Roberto Carlos

SÁBADO, 15 DE SETEMBRO
19h - Fabrícia
20h - Bicho Terra
21h - Ivete Sangalo

SÁBADO, 22 DE SETEMBRO
20h - Rita Benedito
21h30 - Zezé de Camargo e Luciano

SÁBADO, 29 DE SETEMBO
19h - Sindicato do Samba
Puxadores de Samba Rose, Vovô, Gabriel, Ribão, Samir, Zé Pivô, César Teixeira e Gordo Elinaldo
20h30 - Alcione
22h - Zeca Pagodinho

Comentários