Brigas e confusões afetam campanha eleitoral na cidade de Matões do Norte







O clima de tensão política cresce a cada dia em Matões do Norte, na microrregião de Itapecuru. Nesta sexta-feira (31) à noite, durante a sessão da Câmara de Vereadores, vândalos quebraram moveis, janelas, portas e utensílios do prédio da Câmara, além de agredirem alguns partidários da candidata do PTB à prefeitura da cidade, Vilma Sampaio.

Os vereadores Joni Rocha (PR), José Raimundo Pires (PSDB), Antonio Rodrigues Filho (PSD) e Elias Amorim da Silva (PSDC) entraram com um requerimento solicitando a criação de uma Comissão Especial para apurar denuncias sobre a contratação, por parte do executivo municipal, de uma cooperativa para terceirizar funcionários para trabalhar na prefeitura.

O vereador Joni Rocha denunciou, na tribuna, “o enriquecimento repentino do atual prefeito, que em menos de três anos aumentou em quase 1000 por cento, conforme declaração do próprio prefeito ao TSE”. Rocha falou ainda da desconfiança de desvio de recursos públicos em algumas obras paralisadas no município, o que motivou a ira da vereadora Luza Paiva, que é candidata a vice-prefeita na chapa do atual prefeito, Solimar Alves Oliveira.

Em suas palavras na tribuna, a candidata a vice-prefeita foi insuflando a claque levada por ela, entre eles alguns vândalos, momento em que começaram a depredar o interior da câmara e agredir algumas pessoas, entre elas o candidato a vice-prefeito da chapa adversária, Rocha Neto, ex-prefeito Hilton Rocha, o atual vice-prefeito Nilo Maciel, crianças, jovens e senhoras. A sessão foi suspensa para que houvesse o socorro imediato dos feridos, que depois de medicados, foram levados à delegacia de Miranda do Norte para ser lavrado um boletim de ocorrência, chegando à delegacia o prédio encontrava-se fechado, os agredidos se deslocaram até a cidade de Cantanhede, onde a delegacia também se encontrava fechada.

A manobra da vereadora quase deu certo, porque, mesmo após o quebra-quebra e as agressões sofridas pelo público que assistia à sessão, foi aprovado o requerimento solicitando a abertura da Comissão Especial, a qual vai fiscalizar irregularidades do executivo municipal.

Segundo o presidente da Câmara, Josemar Mendes Fonseca, o fato acabou gerando prejuízo ao Legislativo, já que dezenas de cadeiras, janelas, portas e uma parte do som foram destruídos pelos vândalos. “Foi briga generalizada com simpatizantes dos dois grupos brigando e atirando cadeira para todos os lados”, relatou o denunciante.

Comentários

Avançando com a nossa gente

Avançando com a nossa gente