sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Policia erradica plantação de 160 mil pés de maconha no interior do Maranhão

Policiais erradicam plantação de maconha no município de Vargem Grande



Uma mega operação policial desencadeada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) resultou na erradicação da maior plantação de maconha localizada em uma só área dos últimos dois anos. Foram 160 mil pés de maconha encontradas em uma fazenda de 30 mil metros quadrados, localizada no Povoado Boca da Mata, no município de Vargem Grande, interior do Maranhão.
Policiais erradicam plantação de maconha no município de Vargem Grande

O Serviço de Inteligência da SSP já vinha monitorando a área há cerca de 30 dias, quando no início da manhã desta sexta-feira (28), por volta das 7h, membros do Grupamento Tático Aéreo (GTA), do Departamento de Narcóticos (Denarc), da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) e da Delegacia Regional de Itapecuru, deflagaram a operação de erradicação naquela localidade.
                Vista área da plantação de maconha com 160 mil pés


Foram utilizadas duas aeronaves na operação. O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, e o secretário adjunto Laércio Costa, participaram da ação, tamanha as características encontradas na fazenda onde se encontrava o plantio da droga.

A plantação era mantida com o uso de alta tecnologia de irrigação, com adubos químicos para maximizar a qualidade da terra, bombas hidráulicas automatizadas, utilização de calcário para correção do solo e, ainda, defensivos agrícolas usados no combate a doenças e pragas que eventualmente atacam as plantações. 

                       Secretário Aluisio Mendes acompanhou operação

De acordo com Aluísio Mendes, a quantidade e a qualidade do plantio assustam. “A localidade era mantida por profissional especializado neste tipo de crime. Já participei de muitas ações de erradicação de maconha, mas há muito não se via uma plantação tão grande em uma só área e de qualidade de plantio tão alta”, ressaltou Mendes.

Os policiais encontraram também na localidade, uma grande quantidade de mantimentos, cerca de 200kg, entre arroz, farinha, feijão entre outros alimentos, para provimento do pessoal que trabalhava na plantação.

Uma escopeta calibre 12 semi-automática de fabricação americana, 60 cartuchos intactos da arma e aproximadamente 450 kg de maconha, já colhida e pronta para comercialização, também foram apreendidos pela equipe da Secretaria de Segurança Pública.

Ainda segundo Aluísio Mendes, cada pé de maconha colhido e seco geraria cerca de 250 gramas da droga para serem vendidas. Contabilizando todo o plantio, este poderia gerar até 4 toneladas da substância entorpecente sendo comercializada. “Isso, levando-se em consideração somente o plantio encontrado. A droga a ser comercializada em breve poderia ser bem maior já que o ciclo produtivo da maconha, entre plantio e colheita, é em torno de 4 meses”, explicou.

A equipe policial da SSP passou todo o dia desta sexta-feira erradicando e incinerando o terreno. Adailson de Sá Ferreira, o “Dal”, natural de Pernambuco e proprietário da fazenda, foi preso em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Segundo informações da polícia, Adaílson Ferreira já responde por homicídio e tráfico de drogas em seu estado de origem. Ele teria vindo ao Maranhão com um grupo de pernambucanos com a intenção única de plantar e comercializar maconha no interior.

Ele ainda é suspeito de ter assassinado um homem, ainda não identificado, há alguns meses em sua fazenda, em Vargem Grande. O crime teria sido cometido porque a vítima teria visto a plantação de maconha. Foram apreendidas, também, várias documentações e aparelhos celulares que podem levar à prisão de outras pessoas envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa