SES investiga possível surto de meningite na região sul do Maranhão




A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está investigando possível surto de meningite na região sul do Maranhão. Equipes da Superintendência de Epidemiologia estiveram nos municípios de São Raimundo das Mangabeiras e Loreto, onde foram diagnosticados casos, onde disponibilizaram antibióticos para bloqueio e instrumentos de orientação, além de protocolo de conduta clínica e epidemiológica.

"Todas as providências estão sendo tomadas para investigar e conter um surto, desde a entrega de medicamentos até a orientação dos profissionais de saúde", afirmou o secretário adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro.

O município de São Raimundo das Mangabeiras informou a ocorrência de três casos suspeitos e Loreto confirmou a existência de três casos. Todos foram atendidos pelo Hospital Natan Portela, no município de Teresina (PI).

Alberto Carneiro informou que foram enviadas, primeiramente, técnicas do Programa de Vigilância e Controle das Meningites para avaliar as ações de controle e assessorar os municípios no processo. "Estamos realizando ação integrada com a Vigilância do Estado do Piauí para levantamento da situação. O Ministério da Saúde já foi notificado e deslocará técnicos para a região, na próxima sexta-feira (7) para, junto com a equipe do Maranhão, avaliarem a extensão do surto e a tomada de providências", explicou.

Ele também informou que no início deste mês o secretário municipal de saúde de Sambaíba informou a ocorrência de mais dois casos, solicitando o apoio do Estado para realizar palestras dirigidas aos profissionais de saúde, sobre medidas de prevenção, controle e conduta clínica.

"Encaminhamos uma equipe de técnicos e médicos infectologistas, que realizaram palestras no município de Sambaíba para os profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e também para os profissionais que atuam em Loreto, sobre aspectos clínicos e epidemiológicos da doença; medidas de prevenção e controle, diagnóstico e tratamento", informou Alberto Carneiro.

Medidas adotadas

Os técnicos da Vigilância Epidemiológica do Estado estiveram reunidos com a gestão municipal de Sambaíba para discussão sobre as medidas a serem adotadas e entrega de medicamento, bem como orientação quanto aos critérios a serem adotados.

Também visitaram o Hospital Pronto Socorro Dr. Rosy Cury, no município de Balsas, referência da região, para avaliação da assistência prestada aos pacientes. Reuniram com médicos, enfermeiros, bioquímicos e administradores, sob a orientação do médico infectologista Leônidas Braga Júnior, com o propósito de intensificar o diagnóstico das meningites.

Outra medida tomada foi a avaliação dos dados dos prontuários dos pacientes internados, destacando a história clínica; prescrição médica e exames realizados; visita às enfermarias, onde estavam internados pacientes suspeitos e confirmados de meningite e reunião com Gestores da Secretaria de Estado da Saúde para discussão e tomada de decisão.

Comentários