Nasce uma nova liderança em Cantanhede






















Com 41,72% dos votos válidos, Mirian Rocha terminou a eleição em segundo lugar, mas sai das urnas como uma liderança política nova e promissora. O percentual de votos válidos de Mirian é, entre os segundos colocados, o maior em todas as eleições de prefeitos realizadas em Cantanhede. Ela superou o desempenho de vários candidatos em 2000, 2004 e 2008. Sua votação foi superior, inclusive, a de Hildo Rocha em 2008, que ficou em segundo lugar com 34% dos votos válidos. 

O resultado excepcional a credencia a continuar liderando a força política de oposição em Cantanhede. Mirian Rocha percebeu, antes de todos, a existência de um espaço na política e se colocou nele. Esse resultado eleitoral permite que ela inicie um trabalho de longo prazo, de reorganizar sua base social e eleitoral em torno de seu projeto futuro. 

Mirian Rocha superou sérias imitações para fazer sua campanha. Começando pelo “fogo amigo” do seu próprio partido, o PMDB, que é um grande partido, contudo, muito desigual, de onde partiram, por parte de alguns membros do partido, ordens para prejudicar sua campanha. Teve também a participação ativa do PV em trabalhar na desconstrução da imagem de Hildo e Mirian Rocha, quando, irresponsavelmente, um deputado federal tentou desqualificar o secretário Hildo Rocha em palanque do candidato do DEM. 

Foi observado ainda o abuso do poder político e econômico antes, durante e após as eleições, o que motivou vários processos contra a coligação do candidato do DEM. Existem provas concretas, já encaminhadas à Justiça Eleitoral, de compra de votos, distribuição de benesses em troca de votos, contratação irregular de funcionários e retenção, em troca de dinheiro, de centenas de títulos de eleitor de pessoas que votariam na Mirian Rocha. Em breve teremos o desfecho dos processos. 

Este resultado é um sinal de que Mirian Rocha cresceu, amadureceu politicamente e tem potencial para expandir seu eleitorado. Ela conseguindo extirpar a forma covarde e violenta que foi feita a campanha por parte de seu adversário, na próxima eleição poderá ser mais que uma segunda via.

Comentários