Oposição erra a conta: Governistas levaram cerca de 70% dos votos válidos contra cerca de 30% da oposição.



Analistas apressados fazem contas precipitadas e alardeiam que a oposição ganhou as eleições municipais no Maranhão. Os fatos, porém, desautorizam o discurso e mostram que a realidade é bem diferente do que a que está sendo festejada pelos oposicionistas. 

Para começar, os números são acachapantes em favor da base aliada da governadora Roseana Sarney. Os partidos que a apoiam elegeram nada menos que 173 prefeitos contra 44 eleitos por partidos que não integram a base governista. 

Em número de votos, a vitória da base governista foi esmagadora, pois as contas feitas até agora indicam que, fora São Luís - um caso à parte nas análises eleitorais no Maranhão -, os governistas saíram das urnas com cerca de 70% dos votos válidos contra cerca de 30% da oposição. 

O argumento mais usado pelos apressados é o de que a oposição ganhou em grandes centros. Nada mais falso, pois. Eles incluem, por exemplo, a reeleição do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), no pacote oposicionista, tentando esconder o fato de que ele é hoje um parceiro firme da Roseana Sarney (PMDB). Rosângela Curado (DEM), segunda colocada, é da base governista. O projeto oposicionista ali foi Carlinhos Amorim (PDT), um fracasso retumbante.

 A oposição ganhou em Timon, mas a base governista venceu em Açailândia. A oposição manteve Caxias e levou em Santa Inês, mas a base governista manteve São José de Ribamar e retomou Bacabal. A oposição ganhou em Barreirinhas, mas a base retomou Pinheiro. Com a vitória do PSB em Balsas, a oposição esgotou seu cacife de vitórias, enquanto a base governista manteve Codó e Pedreiras e retomou Coroatá, um colégio tradicional. No total, dos 20 maiores colégios eleitorais do Maranhão, incluindo São Luís, a base governista vai controlar 14 e a oposição ficará com apenas seis. 

Os partidos governistas - aí incluídos PMDB, DEM, PSD, PV e PTB - ganharam em regiões inteiras. Um exemplo: na Região do Munin, polarizada por Rosário, a base governista ganhou todas as prefeituras. O mesmo aconteceu na Região dos Lençóis, já que ali todos os o prefeitos eleitos são aliados do governo. 

Além de tudo isso, um dado sedimenta a vitória da base governista: dos 44 prefeitos eleitos por partidos de oposição, nada menos que 21 prefeitos - entre eles o de Imperatriz, vale lembrar -, manterão relações estreitas com o Palácio dos Leões. Como se vê, a festa dos chefes oposicionistas não corresponde ao cenário real produzido pelas urnas.

COLUNA ESTADO MAIOR
JORNAL O ESTADO DO MARANHÃO

Comentários