PRÓPRIAS PARA BANHO, PRAIAS DE SÃO LUIS VOLTAM A SER OPÇÃO NO FERIADÃO





Há cerca de quatro meses, todas as praias de São Luís foram consideradas impróprias para banho, fato este que levou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Victor Mendes, a convocar o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Maranhão (Lacen), a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para avaliar o problema que é, indiscutivelmente, prioridade para a saúde pública e para o setor econômico do turismo.

Durante três meses, o referido grupo estudou o assunto, avaliou procedimentos de monitoramento, contando com a assessoria da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb-SP), instituição de renome nacional e internacional, responsável pelo controle de balneabilidade das praias e dos rios daquele estado. Nesse trabalho, o grupo estabeleceu estratégias corretivas e preventivas para a erradicação de pontos de lançamento de esgoto nas praias e organizou banco de dados para cada uma das praias e respectivas bacias de drenagem.

Com a adoção do padrão de análise estabelecido pelo Lacen, em estrita colaboração com o corpo técnico da Cetesb-SP, foi iniciada uma nova fase de monitoramento. Detectou-se, então, que a orla de São Luís está própria para banho, exceto num raio de 300 metros das desembocaduras dos rios Calhau, Pimenta, Claro, Jaguarema e Olho de Porco.

O monitoramento é permanente, realizado semanalmente, de acordo com os métodos estabelecidos por normas ambientais vigentes. As amostras são coletadas preferencialmente aos domingos e em condição de baixa mar.

O grupo de trabalho, constituído para lidar com a situação emergencial, será mantido como estrutura permanente, uma vez que a garantia de boas condições de balneabilidade é um processo que depende diretamente da integração das ações preventivas, corretivas e mitigadoras dos diversos órgãos públicos e instituições responsáveis pela gestão da qualidade do meio ambiente e da saúde.
PRÓPRIAS PARA BANHO, PRAIAS DE SÃO LUIS VOLTAM A SER OPÇÃO NO FERIADÃO

Comentários

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa