Secretários Luis Fernando e Fernando Fialho participam de apresentação a prefeitos eleitos de ações exitosas em Ribamar





Projetos exitosos nas áreas de agricultura, saúde e educação, desenvolvidos em São José de Ribamar, alguns em parceria com o Governo do Estado, receberam a visita de prefeitos eleitos de municípios maranhenses que buscam modelos de gestão de sucesso para colocar em prática em suas cidades. Participaram da apresentação, ao lado do prefeito da cidade Gil Cutrim, os secretários de Estado, Luis Fernando Silva (Casa Civil) e Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar).

Entre os projetos visitados o polo agrícola, a Unidade Comunitária de Beneficiamento de Polpa de Frutas do Itapari, a Cozinha Escola, a Maternidade Municipal de São José de Ribamar e o Colégio Liceu Maranhense, primeira escola em tempo integral do Maranhão.



A primeira visita foi ao polo agrícola onde cerca de 100 famílias produzem alimentos que são adquiridos pela Prefeitura para a merenda escolar e que também são vendidos nas feiras. No local são cultivados feijão, milho, maxixe, quiabo, entre outros produtos que garantem às famílias renda mensal que chega a R$ 7 mil.

O secretário Luis Fernando destacou que São José de Ribamar é um município que sempre buscou o caminho melhor, de valorização do cidadão e que hoje serve de modelo para municípios do Maranhão e do Brasil.

“Uma das iniciativas exitosas é essa: o programa de alimentação escolar a partir da agricultura familiar. São milhares e milhares de quilos de produtos que são produzidos nos polos ribamarenses. Resultado disso é que temos os alunos bem alimentados com produtos de qualidade, nós geramos renda e ocupação para duas mil famílias com a agricultura familiar”, disse Luis Fernando, destacando que com o apoio do governo o projeto, que já era um sucesso ganhou fôlego e tem dado ainda mais resultados.

Depois, os prefeitos e comitiva seguiram para a Unidade de Beneficiamento de Polpa de frutas que são transformadas em doces e sorvetes e que também garante renda e melhoria de vida a dezena de famílias.

De lá, seguiram para a Maternidade Municipal. Com uma equipe médica formada por cerca de 300 profissionais (médicos obstetras, pediatras, anestesistas, enfermeiras, técnicos em enfermagem, dentre outros) e equipamentos de alta tecnologia, a primeira Maternidade Municipal de São José de Ribamar dispõe de 40 leitos, 10 enfermarias, dois postos de enfermagem, além de várias outras dependências médicas e administrativas, todas climatizadas, e dispõe, ainda, de ambulâncias e serviço de emissão da certidão de nascimento, um modelo a ser seguido.

Outro projeto que chamou a atenção dos prefeitos foi o da Cozinha Escola, que, além do ensino de culinária, oferece 200 refeições diárias para famílias carentes inscritas em programa social do município. A última visita dos prefeitos foi no Liceu Maranhense, primeira escola em tempo integral do Maranhão e que hoje figura entre as 50 melhores da rede pública do Brasil e a melhor do Maranhão, segundo o Ideb, indicador geral da educação nas redes privadas e públicas.

A avaliação leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar e média de desempenho na Prova Brasil. A escola trabalha com 400 alunos sendo 80 da educação infantil e 320 do ensino fundamental. O prefeito Gil Cutrim disse se orgulhar pelo fato de a escolha ter índice de aprovação de alunos superior a 98% e índice de evasão escolar, zero.

Para a prefeita reeleita de Brejo de Areia, Ludimila Almeida, São José de Ribamar é um exemplo de gestão que possibilita aos novos prefeitos a visão de uma administração voltada para a valorização do cidadão que proporciona ao povo emprego e renda para que ele possa ter mais qualidade de vida. “Com certeza, Brejo de Areia implantará um desses projetos deste porte que estamos vendo em São José de Ribamar”, disse.

O prefeito de Barão do Grajaú, Glaydson Resende, também saiu entusiasmado com o que viu. “Temos um grande potencial agrícola no município que com certeza será mais bem explorado com a implantação de projeto semelhante a este com o apoio do governo”, observou o prefeito, que também se interessou pelo projeto de educação em tempo integral.

Participaram, ainda, das visitas os prefeitos eleitos de Altamira do Maranhão, Ricardo Almeida; de Bacabeira, Alan Linhares; e de Arari, Djalma Melo. Eles afirmaram estar impressionados com o que viram e com a certeza de que o conhecimento dos projetos irá contribuir para uma boa gestão. 

Fernando Fialho ressaltou que os prefeitos puderam conhecer ideias simples, mas que, com apoio do governo e da prefeitura, podem mudar a realidade de um município. “Aqui, podemos ver que os agricultores são os protagonistas, mas temos que ter uma ação forte da prefeitura no sentido de organizar e manter o projeto”, observou Fialho. Ele destacou que é importante que o prefeito identifique as potencialidades dos seus municípios para a partir daí definir seus projetos.

Comentários