SISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTO NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUIS É INAUGURADO

Prefeitura de São Luís inaugura Centro de Comando e Controle


A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), inaugura, nesta quarta-feira (24), às 16 horas, no prédio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), localizado na Rua da Palma, 53 – Centro, o Sistema de Videomonitoramento em ruas do Centro Histórico. De acordo com o titular da Semusc, Luiz Carlos Magalhães, o projeto visa implantar, em 13 pontos distintos da região, 22 câmeras de videomonitoramento, contribuindo, assim, com um sistema de segurança pública da capital ainda mais eficiente.

O Centro de Comando do Sistema de Videomonitoramento funcionará no prédio da Secretaria Municipal de Turismo, localizada na Rua da Palma. O projeto é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de São Luís, através da Semusc, o Ministério da Justiça e a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

“Para a implantação desse projeto foi realizado um diagnóstico em conjunto com a Secretaria Municipal de Turismo, que forneceu dados das áreas de maior circulação dos turistas dentro daquela área. De posse das informações, foi realizado um levantamento, que identificou os locais com maior índice de criminalidade, como roubos e furtos a transeuntes. Com base nessas informações, traçamos uma poligonal dos pontos onde foi implantado o sistema de videomonitoramento”, explicou o secretário Luiz Carlos Magalhães.

Bolha de segurança

O coordenador de Análise Criminal, inspetor Júlio Correia, informou que o Sistema de Monitoramento Eletrônico instalado no Centro Histórico pela Semusc é composto de 22 câmeras, sendo 12 fixas e 10 Speed Dome, com giro de 360 graus. Quem precisar entrar ou sair no Projeto Reviver passa, obrigatoriamente, por uma dessas câmeras colocadas estrategicamente, formando uma bolha de segurança.

“Essa é a primeira etapa do Sistema, que está adaptado para 64 câmeras no total. Ela tem servidores, conta com no break, que segura seis horas de energia. Em caso de falta de HD, de armazenamento de imagens, o Sistema de Monitoramento Eletrônico vai funcionar 24 horas, com três operadores se revezando no trabalho de monitoramento. Dois operadores de resposta vão ficar nas motos, fazendo patrulhamento no Centro Histórico. Cinco rádios vão possibilitar a comunicação a partir da sala de videomonitoramento com as equipes que vão estar lá fora dando a resposta.

Parcerias importantes

O Sistema de Videomonitoramento Eletrônico da Semusc vai trabalhar, também, em parceria com a CPTur, Setur, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Cemar, SMTT, entre outros órgãos. “É um trabalho que vem coibir a criminalidade e os atos de vandalismo na cidade, como também, o tráfico de drogas na área do Projeto Reviver. Depois da instalação do Sistema de

Videomonitoramento Eletrônico, o índice de criminalidade caiu em quase 40%. E o mais importante: a resposta é praticamente em tempo real”, finalizou o inspetor Júlio.

Comentários