O JORNALISMO É UM SACERDÓCIO - "escrever é eternizar".



 
Escrever, informar, contar uma história, narrar um fato, relatar aquilo que vemos e ouvimos, intermediar os fatos, servir de ponte entre a noticia e o leitor, extravasar, dizer o que sentimos, o que vemos e como vemos, e ouvimos, é sem duvida um grande privilégio, é algo mistico, mágico, sagrado, divino, considero o JORNALISMO um sacerdócio.

Afinal o uso da palavra como forma de expressão, rompe todas as barreiras e atinge com sucesso seu objetivo, cumpre sua tarefa, vai ao encontro do leitor seja para informar, criticar, acalentar, conscientizar, o texto sempre vai estar presente.

Escrever, deixar gravado nossas duvidas, certezas, incertezas, alegrias, tristezas, frustrações e vitórias, de certa forma nos torna eternos, e revela o que e quem somos, como vivemos e mostra além disso nossa realidade e nossas limitações.

Quando Deus chama Moisés para gravar, ou escrever os dez mandamentos nas tabuas de pedra "Ex 34:27 - Disse mais o SENHOR a Moisés: Escreve estas palavras; porque, conforme o teor destas palavras, tenho feito concerto contigo e com Israel.", neste caso a importância do Jornalista ou do Escritor é explicita. É preciso escrever, é preciso registrar, com certeza "escrever é eternizar".

A palavra tem poder, e aqueles que a usam, ou aprendem a usa-la de certa forma tem em suas mãos este poder, me chama atenção este texto bíblico: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. joão 1 v1 " a palavra já existia desde o principio dos tempos e nada do que foi feito se fez sem ela.

O Escrito ao Rei de Portugal é para mim outro exemplo magnifico. "Deste Porto Seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, hoje, sexta-feira, primeiro dia de maio de 1500. Pero Vaz de Caminha" Se Pero Vaz de Caminha não tivesse registrado com ricos detalhes a chegada dos Portugueses ao Brasil muitos detalhes teriam se perdido ou estariam escondidos até os nossos dias.

Estou convicto de que ser Jornalista é a mais gratificante de todas as ocupações,.Eu me divirto jogando com as palavras, criando frases, orações e textos, dando sentido aquilo que no inicio parece confuso e desordenando. Além de ser uma forma de abrir o peito, desabafar, expor com sinceridade e seriedade tudo que pensamos saber.


"escrever é eternizar".

Comentários