Só em São Luís 1.695 Casos de violência contra menores de 18 anos foram registrados




Casos de violência contra crianças e adolescentes somam 1.695 este ano

Números, da DPCA, dizem respeito a São Luís e 50% das ocorrências estão relacionadas com abuso sexual de vulneráveis.

De janeiro até ontem, foram registrados na Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA) 1.695 casos de violência contra menores de 18 anos em São Luís. Aproximadamente 50% das ocorrências estão relacionadas com o abuso sexual de vulneráveis.

No ano passado, foram registradas na delegacia 1.701 denúncias de violência contra crianças e adolescentes na capital maranhense. Além do abuso sexual, os principais casos estão relacionados com maus-tratos, lesões corporais e divulgação de imagens pornográficas na internet.

Avaliação - De acordo com a titular da DPCA, delegada Igliana Freitas, a quantidade de denúncias de violência contra crianças e adolescentes registradas em São Luís é grande e preocupante. No entanto, segundo ela, tais ocorrências estão dentro da média do que foi notificado nos últimos três anos na cidade. "Antes de 2009, 2010 e 2011, haviam sido registradas quantidades menores de violências contra crianças e adolescentes", disse a delegada.

Os dados da DPCA mostram que os abusos sexuais são cometidos contra adolescentes de 13 e 14 anos. Já as crianças, com idade de 5 anos ou menos, são as principais vítimas de maus-tratos e lesões corporais.

Na maioria das vezes, os responsáveis por esses crimes são pessoas próximas às vítimas. No caso de abusos sexuais, tal fato torna-se ainda mais evidente. "São sempre pessoas que estão bem próximas das crianças, como os familiares, professores e até alguns líderes religiosos. A criança tem confiança nas pessoas que estão próximas a elas e é justamente em cima dessa confiança que o adulto pratica o crime, principalmente os de abuso sexual", frisou a titular da DPCA.

Conscientização - Segundo a delegada, a quantidade de denúncias registradas na DPCA até ontem é reflexo também da maior conscientização das pessoas de que é importante denunciar os casos de violência contra crianças e adolescentes, para responsabilizar criminalmente aqueles que cometeram os delitos. "A divulgação na mídia e o Disque Denúncia são fatores que, de certa forma, estão conscientizando as pessoas a fazerem as denúncias", frisou Freitas.

A delegada chamou atenção para os pais redobrarem os cuidados com os seus filhos, para que eles não sejam vítimas de abusos. "É importante conscientizar pai, mãe e os responsáveis pelas crianças, para que fiquem atentos sobretudo o que está acontecendo em torno de seus filhos. É importante também que se façam denúncias, porque apenas por meio delas é possível punir os agressores", pontuou a titular da DPCA.

Mais

Um dos últimos casos violência contra criança e adolesce em São Luís foi registrado no dia 29 de outubro, quando a babá Maria da Conceição Costa Galvão, de 21 anos, foi presa suspeita de torturar uma criança de 1 ano e 10 meses, no bairro Renascença II, na capital. Ela foi flagrada por uma câmera instalada no apartamento da família, pela mãe da criança, que desconfiou que seu filho estava sendo agredido pela empregada. Na ocasião, a babá foi vista torturando a criança, não apenas pela câmera, como também por duas empregadas da casa, que serviram como testemunhas.

Números

1.625 denúncias de violência contra crianças e adolescentes foram registradas até ontem em São Luís.

1.701 denúncias de violência contra crianças e adolescentes foram registradas em São Luís em 2011.

Leandro Santos
Da equipe de O Estado

Comentários