Agricultores de 55 comunidades rurais recebem 105 toneladas de sementes



Luis Fernando Silva entrega sementes ao presidente da Associação Quilomba Felipa, Hilton dos Santos




Agricultores familiares dos 12 municípios da Regional de Itapecuru-Mirim receberam do Governo do Estado sementes para o início do plantio de grãos da safra 2012/2013. São 105 toneladas de sementes, sendo 40 toneladas de arroz e 65 de milho. A entrega das sementes foi feita no Clube Social de Itapecuru-Mirim, nesta sexta-feira (21), para representantes de 55 comunidades rurais, entre as quais 47 quilombolas.

Ao todo, estão sendo atendidos 6.500 agricultores familiares dos municípios de Anajatuba, Belágua, Cantanhede, Matões do Norte, Miranda, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Vargem Grande e Itapecuru-Mirim.

“Esta ação do Governo do Estado é mais uma iniciativa para o aumento da produção e melhoria da produtividade e da renda no campo. O Governo está fazendo a distribuição das sementes na época certa, conforme o calendário de plantio de cada região, para que os agricultores não sejam prejudicados. Este ano também estamos dando atenção especial para a distribuição de sementes nas comunidades quilombolas”, destacou o secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney.

“O trabalho do Governo do Estado é tornar a Agricultura Familiar mais forte. Os agricultores familiares precisam do poder público para ter acesso as sementes, a assistência técnica e a garantia de que vão ter apoio para plantar, colher e vender pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Compra Local. O crescimento da Agricultura Familiar é fundamental para o desenvolvimento do estado, aumento da renda e melhoria da vida de todos”, disse o secretário do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Fernando Fialho.

Também participaram da solenidade o secretário de Estado de Cidades e de Assuntos Políticos, Hildo Rocha; o deputado Federal César Pires; o prefeito de Itapecuru-Mirim, Júnior Marreca; o prefeito eleito Magno Rogério Amorim e o ex-prefeito Miguel Lauande; além do ex-prefeito de Anajatuba, Pedro Aragão; do presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Jorge Fortes; do gestor da Agerp de Itapecuru-Mirim, Bezaliel Furtado e equipe técnica, e do superintendente de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário e Pesca da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Antônio Jorge Dino, bem dos secretários municipais de Agricultura e presidentes de associações e sindicatos.

Os presidentes de associações destacaram a importância da distribuição das sementes, a qualidade e a chegada às comunidades na época adequada ao plantio. “A semente é muito boa, chegou na hora certa. Muita gente nem tinha semente, ia ter de comprar e agora já recebe a selecionada”, disse Raimunda Nonata Gouveia, do quilombo Santa Rita dos Gouveia. “Já recebemos as sementes há três anos, elas rendem mais, fazem diferença na produção”, falou Hilton dos Santos, do povoado Filipa.

A agricultora Eliane Cardoso Santos, que também é coordenadora das áreas quilombolas de Itapecuru, presidente da associação do quilombo Moreira e vereadora eleita, elogiou a ação ágil do Governo do Estado para fazer as sementes chegarem às mãos dos agricultores em tempo hábil para o plantio. “Temos a oportunidade de já sair daqui com uma data determinada para o plantio porque já saímos com as sementes”, afirmou.


Comentários