Governo do Estado promove vasta programação cultural neste fim de ano




























A programação cultural de dezembro preparada pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Comunicação Social (Secom) e de Cultura (Secma), contará com apresentações teatrais, exposição de presépios natalinos e de fotografias, visitações a museus e centros culturais e os shows da virada, na Lagoa da Jansen.

A população de São Luís e turistas poderão conferir, a partir desta terça-feira (18), a Cantata Natalina, que será apresentada na Paróquia São João Batista, no Centro. Na sexta-feira (21), às 19h, a apresentação será na Paróquia São João Calábria, na Cidade Operária. Já no sábado (22), às 19h, acontecerá na Paróquia São José de Ribamar e no domingo (23), na Paróquia São Pedro, na Raposa.

A Cantata Natalina, que terá a participação de grupos de canto coral, é uma produção do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (CCPDVF), localizado na Rua do Giz, Centro, e do Coral São João.

Também está programado um Cortejo Natalino, que percorrerá as praças João Lisboa e Dom Pedro II, além da Praia Grande, no centro Histórico de São Luís, na quarta-feira (19), às 17h. Participam os grupos Reis das Flores, de Porto Grande; Reis das Nuvens, de Maracanã; Reis das Flores, de Tajaçoaba; Reis Sempre Viva, de Maracanã; Pastor do Sesc; Pastor São José de Ribamar; Natalina da Paixão; e Folias de Natal.

No dia de Natal (25), às 20h, a Igreja da Sé será o palco do Concerto de Natal, com apresentação do cantor lírico Fernando de Carvalho e do Coral São João.

Exposições

O Palácio dos Leões apresenta a exposição “Extraordinária Homenagem ao IV Centenário de São Luís”, alusiva aos 400 anos de fundação da capital maranhense, e reúne peças criadas por artistas, designers e marcasreconhecidas em todo o mundo. No acervo da mostra, livros, selos, quadros, joias, calçados, perfumes, latas de bebidas, roupas, sapatos, móveis e outros objetos inspirados nos encantos da capital maranhense.

Em meados de janeiro de 2013, a exposição será transferida em caráter permanente para o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, onde ficará aberta para visitação.

O Palácio dos Leões reúne ainda, acervo de mobiliário e telas do século XIX, gravuras da coleção de arte do escritor maranhense Arthur Azevedo, além de porcelanas e cristais. O local possui visitas monitoradas de quarta a sexta-feira, das14h às 17h30, e aos sábados e domingos, das 15h às 17h30. As visitas de grupos com mais de 20 pessoas podem ser agendadas pelos telefones: (98) 3232-9789/ 3232-9784.

A Casa de Cultura Josué Montello, localizada na Rua das Hortas, apresenta a exposição “A eterna São Luís de Josué Montello com seus romances”, em homenagem aos 400 anos da capital do Maranhão. A visitação é gratuita e fica aberta até o dia 21 deste mês, sempre das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Já na Galeria Floriano Teixeira, localizada no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), a Exposição fotográfica de Marc Riboud fica aberta ao público até o dia 29 de janeiro de 2013, de segunda a sexta-feira (das 9h às 17h) e sábado e domingo (das 9h às 16h).

Na Galeria Valdelino Cécio, localizada no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho ficará aberta ao público, até o dia 4 de janeiro, a exposição com obras de arte feitas por alunos dos cursos administrados pelo Centro. A entrada é gratuita e a mostra fica aberta das 8h30 às 18h.

Teatros

No Teatro Arthur Azevedo (TAA), localizado na Rua do Sol, o público poderá conferir o espetáculo teatral “Catirina e Francisco, Na Ilha das Maravilhas”, que será apresentado na quarta-feira (19), às 19h. Já na quinta-feira (20), o teatro será palco do show de música gospel “Uma benção de Natal”, com o Padre César de Sousa e participação da Banda Musical do Exército, dos cantores Núbia Maranhão e Alessandro Batista.

Na sexta (21), às 19h30, é a vez do recital de piano “Era uma vez no Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Nos dias 22 e 23, sábado e domingo, o Arthur Azevedo recebe o Espetáculo Musical “Noite Feliz - Canto de Luz”, inspirado em canções cristãs que exaltam o espírito natalino, com o Coral São João e participações de cantores.

Já o Teatro Alcione Nazaré, localizado no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande,recebe o espetáculo teatral “Siameses”,nos dias 19 e 20 (quarta e quinta-feira), às 20h.

Museus

Os museus de São Luís e Alcântara preservam a riqueza da história do Maranhão e levam os visitantes a uma viagem no tempo. O Museu Histórico e Artístico do Maranhão, localizado no Centro da Cidade, na Rua do Sol, em São Luís, fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e no sábado e domingo, das 9h às 16h.

Já o Museu de Arte Sacra, localizado na Rua Treze de Maio, Centro, fica aberto de terça a sexta, das 9h às 17h, e sábado e domingo, das 9h às 16h. O Museu de Artes Visuais (Mav), que fica na Rua Portugal, estará aberto ao público de terça a sexta, das 9h às 17h, e no sábado e domingo, das 9h às 16h.

Em Alcântara, uma boa pedida para o período é visitar o Museu Histórico da cidade (MHA), localizado na Praça da Matriz, e aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 15, e no sábado e domingo, das 9h às 13h.

Além dos museus, outros locais que guardam a história e a beleza do Maranhão e valem a pena conhecer são as capelas e igrejas de São Luís. ACapela Bom Jesus dos Navegantes, localizada no Largo de Santo Antônio; a de São José das Laranjeiras, na Rua Grande; e a Igreja do Desterro, uma das mais antigas da capital, ficam abertas de segunda a sexta-feira, sempre das 9h às 17h.

Na Rua Jacinto Maia, no Bairro do Desterro, fica aberto de segunda a sexta, das 9h às 17h, a Cafua das Mercês, antigo mercado de escravos do século XIX. O local foi reformado em 1975, mas conserva as características originais da construção, e tem em seu acervo coleção de arte africana, objetos do culto afro-maranhense e peças utilizadas por escravos em cerimônias e cultos, além de instrumentos utilizados em torturas e castigos.

História do Maranhão

Uma boa pedida para o mês de dezembro e para as férias de janeiro é conhecer o Centro da História Natural e Arqueologia do Maranhão, que fica na Rua do Giz, na Praia Grande. Aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 12 e das 14h às 18h, o centro apresenta mostras permanentes como a “Exposição paleontológica de fósseis de animais e plantas do período Cretáceo e réplicas da megafauna”, “Exposição arqueológica das atividades e ferramentas ou artefatos dos grupos caçadores e coletores”, “Painel de gravuras impressas nos paredões do sítio Morro das Figuras” e “Peças dos povos indígenas do Maranhão”.

Cursos e oficinas

Ficam abertas até o dia 30 de janeiro de 2013, as inscrições para 35 cursos e oficinas de arte no Odylo Costa, filho, que funcionarão nos turnos matutino, vespertino e noturno. Os interessados podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo número (98) 3218-9932.

Shows da virada

O Governo do Estado realiza,de 21 a 31 de dezembro, os Shows da Virada, como parte da programação de encerramento das homenagens ao quarto centenário de São Luís. Os shows acontecerão na Lagoa da Jansen e terão início, na sexta-feira (21), às 20h, com apresentações deNatalina da Paixão e Corais edo Padre Fábio de Melo.

Na sexta-feira seguinte, dia 28, se apresentam Bandas Gospel e Aline Barros e banda, a partir das 20h. No sábado (29), a festa começa às 20h comPepê e Banda, seguido por Paralamas do Sucesso e Roupa Nova. E na segunda-feira (31), a festa fica por conta dos shows do grupo A5,Victor & Leo,Arlindo Cruz e banda e Bicho Terra, a partir das 21h.

Comentários