Caema melhora a oferta de água no interior do estado








Municípios do interior do Estado continuam sendo beneficiados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) com serviços e obras para melhorar a oferta de água e esgotamento sanitário. Desta vez as ações são executadas nos sistemas das Gerências de São João dos Patos, Pinheiro, Pedreiras, Itapecuru-Mirim, Presidente Dutra e Imperatriz.

O sistema de Colinas, pertencente à Gerência São João dos Patos, ganhará um novo sistema de captação flutuante e distribuição de água tratada. A obra compreende uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade de 300 metros cúbicos por hora; uma estação elevatória de água bruta; uma estação elevatória de água tratada; uma adutora de água bruta; uma adutora de água tratada e 660 ligações domiciliares, todas com hidrômetros instalados. A nova estação irá reforçar a produção de água da estação já existente na cidade, beneficiando toda a zona urbana, que compreende aproximadamente 40 mil moradores.

No município de Bacuri, vinculado à Gerência de Pinheiro, foi perfurado um poço com vazão de 10 metros cúbicos por hora e já está em fase de aquisição um conjunto motorbomba para a captação subterrânea. A água produzida vai ser conduzida por uma adutora de 600 metros com 100 milímetros de diâmetro, até um reservatório. A rede de distribuição de água será ampliada em três mil metros para levar água potável para 300 domicílios que receberão, também, a instalação de hidrômetros, a fim de evitar o desperdício e promover uma cobrança justa. Essas medidas contribuirão para uma significativa melhora na oferta de água à população daquela cidade.

O sistema de abastecimento de Alto Alegre do Maranhão, da Gerência de Pedreiras, foi contemplado com três poços com vazão prevista de 50 metros cúbicos por hora cada um. A rede de distribuição será ampliada em mil metros, com tubulações de diâmetros que variam entre 50 e 100 milímetros. Além disso serão instaladas cerca de 3.200 novas ligações domiciliares com hidrômetros.

O povoado de Mandacaru em Cantanhede, sistema pertencente à Gerência de Itapecuru, foi agraciado com a chegada da água encanada. A obra compreende a construção de um poço com vazão de 10 metros cúbicos por hora; um reservatório com capacidade para três mil litros; uma adutora de 40 metros, com 75 milímetros de diâmetro, que ligará o poço ao reservatório; 300 metros de rede distribuidora e 30 ligações domiciliares. Atualmente o abastecimento do assentamento é realizado por um carro pipa da prefeitura que leva água potável duas vezes por semana às famílias que ali residem.

Para o coordenador de Obras do Interior, engenheiro George Costa, essas obras levarão muitos benefícios e satisfação à população atendida pela Caema. “A água tratada vai proporcionar mais saúde e conforto para os moradores, diminuindo a incidência de doenças por veiculação hídrica, pois as pessoas receberão água tratada em suas residências”, afirma.

Para a Gerência de Presidente Dutra foram adquiridos conjuntos motorbombas, materiais hidráulicos e elétricos, para manutenção do poço P-18, do sistema de São Domingos do Maranhão e poço P-14, do sistema de Tuntum. Outra medida adotada é a substituição dos tubos de ferro galvanizado por tubos de PVC e adaptadores inox. Segundo o superintendente do Interior, engenheiro Felipe Fernandes, a água dessa região contém muito ferro, o que provoca corrosão com maior rapidez, além de comprometer as bombas e os equipamentos com a ferrugem provocada pela água. “Com a substituição, aumentará a vida útil dos equipamentos e dos poços e, consequentemente, a oferta de água para a população”, explica.

Na cidade de Imperatriz, o sistema de esgotamento sanitário será beneficiado com a aquisição de conjuntos de vedação (selo mecânico) para as 12 bombas existentes nas seis estações Elevatórias de Tratamento de Esgoto (ETE). O objetivo é evitar que o esgoto trasborde no momento da sucção pelas bombas. Estes implementos irão contribuir para o pleno funcionamento das ETEs.

Comentários