SOCIEDADE DO ESPETÁCULO - Abimael Costa



A Rede Globo vem fazendo uma exaustiva exposição de familiares das vitimas da tragédia de Santa Maria, muitos em estado de choque e bastante abalados.

Esta pratica foge do padrão da noticia e torna-se um espetáculo macabro que tem como único objetivo obter altos índices de audiência, melhor dizendo, com isso a emissora fatura em cima da desgraça e o infortúnio de centenas de famílias.

Ato desnecessário e repugnaste que mostra como funciona a Sociedade do espetáculo no inicio do seculo XXI e quais são os valores que estão no topo da piramide e quais foram rebaixadas para a base.

Nem tudo está perdido, ainda podemos reagir, dizendo não a este mau, insensível e canalha modo de fazer jornalismo, mudando de canal, não dando audiência a este Big brother macabro que tentam nos empurrar goela abaixo. 

"A alienação do espectador em proveito do objeto contemplado (que é o resultado da sua própria atividade inconsciente) exprime-se assim: quanto mais ele contempla, menos vive; quanto mais aceita reconhecer-se nas imagens dominantes da necessidade, menos ele compreende a sua própria existência e o seu próprio desejo. A exterioridade do espetáculo em relação ao homem que age aparece nisto, os seus próprios gestos já não são seus, mas de um outro que lhos apresenta.

Eis porque o espectador não se sente em casa em parte alguma, porque o espetáculo está em toda a parte."
A Sociedade do Espetáculo
Guy Debord (1931-1994)

(GRATO) ABIMAEL COSTA

Comentários