Parceria incentivará doações de sangue para o Hemomar







Foi assinado, na tarde desta quarta-feira (20), na sede da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), em São Luís, o Pacto de Cooperação Civil em Favor da Vida, uma iniciativa do Rotary Internacional que tem como objetivo mobilizar a sociedade por meio de entidades representativas. Uma das ações do pacto é a campanha de doação de sangue que será feita em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) e outras instituições e entidades.

Assinaram o pacto o governador do Distrito 4.490 do Rotary Internacional (que abrange os estados do Maranhão, Ceará e Piauí), Pedro Ivo de Carvalho Viana; o presidente da OAB-MA, Mario Macieira; o subcomandante geral da Polícia Militar (PM), coronel Edilson Gomes; comandante Marcos Paiva, do Corpo de Bombeiros; e tenente Renan Rolim, representando o 24º Batalhão de Caçadores Barão de Caxias.

O Pacto de Cooperação Civil em Favor da Vida visa mobilizar a sociedade e os integrantes destas entidades para participarem da campanha de doação de sangue que acontecerá entre os dias 1º e 29 de março deste ano.

Para o diretor técnico do Hemomar, Marcelo Arruda, a parceria proposta pelo Rotary é muito bem-vinda. "Nos sentimos felizes quando a sociedade tem uma atitude pró-ativa pois quase sempre é o Hemomar que busca comunidade . Neste caso, a comunidade buscou o hemocentro", disse ele.

Ele destacou que o hemocentro coleta cerca de 60 mil bolsas de sangue por ano, em média. Deste número, 60% vêm de doações feitas na sede do Hemomar, localizada no bairro da Jordoa em São Luís, e os outros 40% dos hemonúcleos de Imperatriz, Santa Inês, Balsas, Caxias, Codó e Pedreiras.

Doadores

Outro dado fornecido pelo diretor técnico diz respeito à porcentagem de doadores cadastrados em São Luís. Segundo ele, "4% da população da capital do Maranhão é doadora, o que significa que superamos a meta preconizada pelo Ministério da Saúde que é de 3%. Isto só reforça que os maranhenses são muito solidários".

A média de doações de sangue por dia, nos últimos quatro anos, sofreu um acréscimo considerado positivo pela direção do Hemomar. Passou de 110 coletas para 170 por dia. "No entanto, sempre observamos uma queda quando estamos próximos de festas e feriados, pois as pessoas deixam de doar por uma série de motivos. Mas são nestas datas também que aumenta a necessidade de sangue nas unidades hospitalares por questões como acidentes de trânsito, entre outras causas", ressaltou a assistente social do Hemomar, Socorro Oliveira, que também esteve presente ao evento.

Para dar início à campanha, o Rotary Internacional fará a distribuição de material informativo sábado (23), durante uma caminhada pela paz e em comemoração aos 108 anos do Rotary Internacional e 90 anos da instituição no Brasil. "Será uma ação pela paz, mas também uma forma de começarmos a divulgação da campanha de doação de sangue", destacou o governador do Rotary, Pedro Ivo Viana.

Requisitos

Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 16 a 67anos (menores de idade só doam mediante autorização do responsável legal), ter peso acima de 50 kg e apresentar de documento de identificação emitido por órgão oficial.

Os interessados em doar sangue devem, no dia da coleta, estar alimentados, ter dormido bem na noite anterior à doação (mínimo 6 horas) e não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da coleta.

Quem quiser ser um doador basta comparecer ao Hemomar, localizado na Rua 5 de janeiro s/nº- Jordoa, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h e aos sábados das 8h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo disque sangue: 0800-2806565 e 3216-1134.

Comentários