Secretário Luis Fernando Silva prestigia posse no TRE-MA



 

O secretário de Estado chefe da Casa Civil e interino de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney, prestigiou a solenidade de posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargador José Bernardo Silva Rodrigues, e também do novo desembargador do TRE-MA, José de Ribamar Fróz Sobrinho, que passou a ser o vice-presidente do Tribunal e o Corregedor Geral Eleitoral. A solenidade ocorreu na tarde desta segunda-feira (25), no auditório do Fórum Eleitoral de São Luís. Também foi empossado o novo Ouvidor Geral do TRE, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos. 

Luis Fernando Silva ressaltou a importância do momento, que representa o fortalecimento da democracia. “Estamos aqui para prestigiar esta transição. Vim manifestar, em nome da governadora Roseana, o apoio do Governo do Estado às atividades do Tribunal”, assinalou. Também participaram da solenidade, o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes; deputados federais e estaduais, vereadores, prefeitos, juízes e funcionários do TRE.

O presidente do TRE-MA afirmou que a nova gestão dará continuidade as parcerias com o Governo. “Contamos com todos os órgãos públicos para continuar desempenhando as ações do tribunal. O Governo do Estado, por exemplo, nos possibilitou a participação de mil estagiários do Programa Estágio Viva Primeiro Emprego, para atuarem do recadastramento biométrico”, contou o desembargador José Bernardo Silva Rodrigues.
Já o desembargador Fróz Sobrinho, que assumiu a vaga aberta pela desembargadora Anildes Cruz (que retorna ao Tribunal de Justiça), falou do desafio a ser enfrentado. “Vou dar continuidade ao trabalho com foco nas ações de recadastramento biométrico, decisivo para fortalecer a segurança das eleições”.

Parceria com o Governo

O Governo do Estado e o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão assinaram, em 30 de janeiro, o Termo de Cooperação Técnica, que cedeu osCentros Comunitários (CSUs) da Cohab e do Vinhais para utilização da Justiça Eleitoral no recadastramento dos eleitores maranhenses no sistema biométrico. Os postos de cadastro das impressões digitais vão funcionar no período de 4 de março a 19 de dezembro deste ano.
Na ocasião, também, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio da Universidade Virtual do Maranhão (Univima) e o Tribunal Regional Eleitoral. O termo criou mil vagas de estágio destinadas aos alunos do Univima, integrantes do Programa de Estágio Viva Primeiro Emprego, para atuarem do recadastramento biométrico.

Comentários