sábado, 30 de março de 2013

O Maranhão de Verdade






Durante o Encontro de Prefeitos do PMDB, realizado no Hotel Pestana Hotel, em São Luis, sexta-feira (22.02), o Secretário de Estado da Infraestrutura, Luis Fernando fez um empolgante discurso no qual ressaltou a importância do evento, falou da satisfação em retornar ao PMDB, elogiou as lideranças do partido, enalteceu a aliança PT/PMDB, reafirmou sua convicção municipalista, e enumerou as principais realizações do Governo maranhense que tem à frente a Governadora Roseana Sarney. “Aqueles que não acreditam no Maranhão estão tendo uma dificuldade enorme pra mudar o discurso, por que o Maranhão real é diferente daquele Maranhão que eles espalham e propagam. O Maranhão verdadeiro é o Maranhão do trabalho, é o Maranhão da ação, é o Maranhão do PMDB, é o Maranhão do progresso”, enfatizou Luis Fernando. A seguir o resumo do pronunciamento dividido em 15 tópicos que mostram “O Maranhão de verdade”.

Iniciativa louvável

Quero louvar iniciativa do presidente em exercício Remi Ribeiro, obviamente orientado pelo nosso presidente maior senador João Alberto, porque ouvir os prefeitos e prefeitas significa ouvir o povo. Ouvir os vereadores e vereadoras significa ouvir o povo. Ouvir o povo é ouvir a voz do Maranhão. Portanto, a direção do PMDB está de parabéns.

O retorno ao PMDB

Honra-me, senador João Alberto, retornar às fileiras deste grande partido que tive a felicidade de me filiar a quase 20 anos atrás. Ao PMDB que é motivo de orgulho deste país. Ao PMDB que colocou José Sarney na Presidência da República para conduzir a redemocratização do país. PMDB da nossa querida governadora Roseana Sarney, a primeira mulher eleita governadora, e a primeira mulher reeleita governadora deste país. PMDB dos campeões de voto no Maranhão, Roseana, Lobão e João Alberto, os três políticos que mais foram sufragados nas urnas em toda a história do Maranhão.

Quadro de notáveis

O PMDB que tem dois ministros do Maranhão compondo, com muita competência, a equipe da Presidenta Dilma: o Ministro Lobão (Minas e Energia) e o ministro Gastão Vieira (Turismo). O PMDB, dos dois Senadores maranhenses, João Alberto e Lobão Filho. O PMDB que tem 47 Prefeitos no Maranhão, 17 Vice-Prefeitos, 235 vereadores, e milhares de filiados.

Aliança PT/PMDB

O PMDB é o partido que governa o Maranhão, sob a condução firme competente e operosa da Governadora Roseana Sarney. É o partido que representa o Maranhão, a aliança nacional PT, PMDB, e que nos honra muito em ter, ao lado da Governadora Roseana, o Partido dos Trabalhadores, na pessoa do companheiro Washington Oliveira, vice-governador.

Convicção municipalista

Ao retornar ao PMDB, eu entreguei ao partido, por intermédio da Governadora Roseana Sarney, a minha convicção municipalista, a minha convicção de que este país muda pra melhor, que este país cresce, este país faz mais justiça, se tudo começar na base, se tudo começar pelos municípios. O municipalismo fortalecido significa o Estado fortalecido.

Governar é ouvir o povo

Governar um município é cuidar das pessoas, é ouvir diariamente as reivindicações populares, é ter a capacidade, e a competência para que cada cidadão e cada cidadã possa ter acesso a um direito ou a um serviço, que lhe tenha sido negado.

A experiência bem sucedida 

Essa experiência, meu caro Senador João Alberto, foi desenvolvida a cada dia, a cada hora e em cada minuto da nossa administração, na qualidade de Prefeito de São José de Ribamar, fazendo audiências públicas todas as semanas, para discutir projetos, para ouvir a população. Foi o meu povo, juntamente com a Senadora Roseana, o ministro Lobão, o Senador João Alberto, e a Deputada Nice Lobão, que conseguiram levar para São José de Ribamar, um pouco daquilo que me era negado pelos Governantes do Estado à época. Mas vencemos. Vencemos com a convicção de que o município os municípios precisam ser valorizados. Governar com a população deu certo em São José de Ribamar e dá certo no país.

Seminários Regionais de Lideranças

Realizamos, em 2011, os Seminários Regionais de Lideranças em todo o Estado do Maranhão e trouxemos para a Governadora, eu e o Secretário Hildo Rocha, 2.372 demandas dos municípios. Estas são as demandas legítimas, são as demandas verdadeiras do povo do Maranhão. O compromisso da Governadora era incluir essas demandas no Plano Plurianual do Estado 2012/2015. Mas, para a nossa alegria, a Governadora fez mais do que havia se comprometido. Já a partir de 2011 ela incluiu, no planejamento do Estado, no orçamento do Estado, o atendimento às demandas municipais. De tal modo, o plano atual do Maranhão é o plano municipalista porque tem, sobretudo, a intenção, a vontade, a reivindicação dos municípios por intermédio dos Prefeitos, dos Vereadores e das lideranças da sociedade civil. Dessas 2.372 reivindicações, mais de 85% já foram atendidas pela Governadora Roseana sobre a forma de convênio com os municípios. E isso se tornou uma prática na gestão estadual. O Governo do Estado entende hoje que governar é governar em parceria com os municípios.

Crescimento acima da média

Os resultados já começam a aparecer em todas as áreas. Aqueles que não acreditam no Maranhão estão tendo uma dificuldade enorme pra mudar o discurso, por que o Maranhão real é diferente daquele Maranhão que eles espalham e propagam. O Maranhão verdadeiro é o Maranhão do trabalho, é o Maranhão da ação, é o Maranhão do PMDB, é o Maranhão do progresso. Segundo o IBGE, em 2009, em 2010, o Maranhão obteve a maior taxa de crescimento econômico do Nordeste: 8,5%, enquanto o Brasil cresceu 7,5% e o Nordeste 7,2%. Esse é o Maranhão que o PMDB está fazendo.

O Maranhão de verdade

Aqueles que não acreditam no Maranhão, tentam criar uma imagem negativa, mas, eles não têm argumentos. Eles podem ficar roucos de tanto gritar mentiras porque o Maranhão de verdade a gente está vendo. Aquele Maranhão que está fazendo a maior revolução já acontecida na saúde, com a construção de 72 hospitais em todo o estado. Esse é o Maranhão de verdade, esse é o Maranhão do PMDB. Esse é o Maranhão da agricultura que ultrapassou, em 2012, mais de três milhões de toneladas de grãos, safra recorde no estado. Esse é o Maranhão que até o fim do ano estará livre da aftosa com vacinação, graças à determinação política do PMDB, à competência da governadora e à dedicação integral deste grande secretário (Cláudio Azevedo) integrante do nosso partido.

Infraestrutura

Esse é o Maranhão do PMDB, que já tem 4.000 km de estradas estaduais pavimentadas. O governo do PMDB está fazendo, agora em 2013, mais 1.500 km de estradas asfaltadas.

Equilíbrio financeiro

Quando a Governadora assumiu, em 2009, o Governo do Estado, tinha um rombo orçamentário com mais de um bilhão de reais. Graças à competência da Governadora, em 2012, por meio do Programa de Recuperação das Finanças Estaduais, o Governo recuperou a capacidade de investimentos e agora tem um limite de endividamento com capacidade de pagamento de quase cinco milhões de reais. Em três anos o estado se tornou uma referência em gestão fiscal. Não é dito por nós, é dito pelo tesouro nacional, através da avaliação do PAF – Programa de Ajuste Fiscal do Governo Federal. Dizem aqueles mal informados, que a Governadora estaria comprometendo o futuro financeiro do Estado. Quanta ingenuidade, quanta falta de informação. É o tesouro nacional quem calcula a capacidade de pagamento do Governo do Estado. Eles atestaram e disseram que o Maranhão estava preparado para contrair operações junto ao BNDES, porque o Maranhão tem capacidade de pagamento.

Erradicação da pobreza extrema

O Programa Viva Maranhão vai investir 500 milhões de reais na redução da pobreza extrema. Qualquer estado que reduza a pobreza extrema a uma velocidade maior que 1% ao ano está de parabéns está de parabéns no conceito das Organizações das Nações Unidas. Nós estamos reduzindo a 3%, mas a Governadora quer mais, ela não se conforma com o Maranhão tendo 22% da população em situação de extrema pobreza, ou seja, 1.700,000 mil dos quase sete milhões de maranhenses. A Governadora, com este programa vai fazer com que ao final do ano de 2015, o Maranhão tenha a pobreza extrema reduzida a apenas a 10%. Isso vai acontecer, isto é possível acontecer, por uma razão muito simples: porque o programa de redução da pobreza já está sendo implantado a partir dos municípios com a parceria dos prefeitos. Ninguém sabe reduzir a extrema pobreza em cada município melhor do que os prefeitos e prefeitas. Ninguém sabe fazer isso melhor do que os vereadores e vereadoras. Esse é um princípio do programa. Portanto, meus amigos, este é o governo do PMDB, é o governo que tem todo o direito de dar orgulho e satisfação a todos os integrantes do nosso partido. Esse é o Governo que tem a honra de ser o Governo do PMDB.

Princípios e valores institucionais

Existem cinco palavras básicas que definem muito bem o nosso partido: coerência, coesão, unidade, estabilidade e governabilidade. Nenhum partido do Maranhão tem um traço institucional tão bem marcado quanto o PMDB.

Rumo à vitória em 2014

Partido forte é aquele que tem uma militância forte, que tem representantes fortes, que ganha aa eleições. No Maranhão o PMDB é um ganhador de eleições. Em 2010, o Senador João Alberto e o Senador Lobão se consagraram campeões de votos no estado. Em 2014 não será diferente. 2014 terá o PMDB nas ruas, discutindo ideias, discutindo e disseminando as nossas convicções, nossa realidade. O PMDB é forte porque quando ele vai às ruas ele pode falar de realidade, ele fala de conquistas efetivas, ele fala de governos bem sucedidos, ele fala de administrações municipais bem sucedidas. Portanto, vamos nos unir cada vez mais. Vamos chegar a cada canto do Maranhão levando a nossa mensagem que dá segurança aos nossos eleitores, à nossa base aliada, aos partidos que compõem as nossas coligações. Vamos nos unir em torno do Maranhão. Vamos continuar a construção do Maranhão melhor. O PMDB está contribuindo para uma vida melhor. Mas, o PMDB está fazendo, sobretudo, uma sociedade maranhense mais justa, mais ética, mais progressista e menos desigual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa