Presidente Dutra terá primeira Agência do Sine do Centro Maranhense




















Em reunião realizada, na semana passada, entre o secretário de Estado do Trabalho e de Economia Solidária, José Antônio Heluy, e o prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho, foi anunciada a criação da primeira Agência do Sine da Região do Centro Maranhense, que será sediada no município distante a 360 quilômetros de São Luís.

Heluy explicou que a ideia de levar os serviços oferecidos pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) para a cidade já vinha sendo amadurecida há algum tempo. “Temos observado o rápido crescimento da região em função da proximidade dos locais de exploração de gás natural”, ponderou o secretário. “E nossa equipe técnica percebeu a viabilidade da instalação de uma agência do Sine para atender à esta nova demanda na região “ destacou.

Atualmente, as demandas do mercado de trabalho e de trabalhadores que circulam em Presidente Dutra tem sido atendidas por equipes móveis da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) por meio do Projeto Marco Zero – ou pela agência do Sine já existente em Pedreiras, localizada na região do Médio Mearim a 75 quilômetros do município.

O prefeito Juran reconhece a necessidade do serviço na cidade e determinou que fossem realizados os estudos técnicos para a implantação do Sine no município. “Temos total interesse em trazer mais este serviço para nossos cidadãos, especialmente pela demanda de trabalhadores que vem de fora para trabalhar aqui e mais ainda pela necessidade de incluir nossos trabalhadores nas vagas que surgem por aqui”, avaliou o prefeito.

A agência deverá trabalhar com captação de vagas no mercado local e encaminhamento de trabalhadores, com serviços como a emissão de carteira de trabalho eletrônica, além de uma sala de aula exclusiva para realização de cursos de qualificação profissional do Maranhão Profissional, por meio de parceria com o Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma), como já vem acontecendo em outros municípios do estado.

“As agências do Sine de Bacabal, Chapadinha e São Luís já contam com as salas de aula equipadas e funcionando, com previsão de formatura da primeira turma de qualificandos em, no máximo, três meses”, informou Heluy. “O município de Itapecuru-Mirim, onde mais uma agência do Sine está sendo instalada, também funcionará neste modelo, oferecendo qualificação ao trabalhador e encaminhamento para o mercado”, destacou o secretário. 

Comentários