sexta-feira, 26 de abril de 2013

BLOGUEIROS E JORNALISTAS SOBEM O TOM DAS CRITICAS AO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA


Mais do que de repente alguns Jornalistas e Blogueiros resolveram subir o tom das criticas ao Secretário de Segurança, Aluísio Mendes. 

Mesmo depois da entrevista concedida pelo secretário à rádio Mirante AM e ao jornal O Estado do Maranhão, na última quarta-feira, explicando o que muitos chamam de caos na segurança em São Luis, e as medidas que estão sendo tomadas para combater a criminalidade, as criticas continuam elevadas, tem até aqueles que usam de dois pesos e duas medidas, elogia no jornal impresso e criticam na blogosfera. 

O Mais grave é que a frase "a sensação de insegurança é artificial" dita pelo secretário, foi retirado do contexto em que foi falada e usada de forma isolada para justificar criticas a Aluísio Mendes.

LEIA AQUI A ENTREVISTA COMPLETA:  



'A sensação de insegurança em São Luís é artificial', diz Aluísio

Secretário disse ontem que elevação do número de homicídios em São Luís está relacionada à disputa pelo tráfico de drogas

Apesar do aumento na taxa de homicídios na Região Metropolitana de São Luís, nas últimas semanas, o secretário de Segurança Pública do Estado, Aluísio Mendes, disse ontem que a elevação do número de crimes ligados ao tráfico de drogas - cerca de 18 mortes relacionadas com usuários e traficantes de entorpecentes - fez com que as estatísticas sobre os homicídios apresentassem um crescimento no quarto mês do ano. Ele confirmou, em entrevista à Rádio Mirante AM, a realização dos testes práticos do concurso público da Secretaria de Segurança Pública (SSP), interrompidos no mês passado devido a uma série de liminares na Justiça, a ampliação do Sistema de Videomonitoramento na capital e a expansão das Unidades de Segurança Comunitária (USCs).

O secretário Aluísio Mendes destacou dados positivos da segurança pública em São Luís. "Em outras capitais da Região Nordeste, como Natal, por exemplo, há uma média de oito sequestros por semana. Na capital maranhense, esses registros chegam a quatro a cada dois meses, o que coloca São Luís com o menor registro desse tipo de crime, considerando a proporção de habitantes", disse. Ainda segundo o titular da SSP, dos últimos 21 homicídios na Região Metropolitana, 18 estão ligados ao tráfico e ao consumo de drogas. "Posso garantir que esse aumento registrado do número de crimes na Grande Ilha se deu apenas em virtude da elevação do percentual de crimes relacionados às drogas. Considerando isso, a sensação de insegurança é artificial, pois os homicídios envolvem desentendimentos entre grupos criminosos", afirmou.

Análise - Além de analisar o atual quadro da segurança em São Luís, o secretário Aluísio Mendes também falou sobre as soluções colocadas em prática pela SSP para coibir a violência. Segundo ele, o sistema de videomonitoramento na capital contará mesmo com 300 câmeras até o fim deste ano, e serão construídas outras sete USCs em pontos estratégicos da cidade. "A secretaria já tem um projeto-piloto da Unidade de Segurança Comunitária, no entanto, já está em andamento o projeto para a construção de outras sete unidades em São Luís. As próximas serão nos bairros Cidade Olímpica e Coroadinho. Esperamos reduzir em quase 90% os índices de criminalidade nos bairros que contarão com as USCs", afirmou o secretário.

Aluísio Mendes também confirmou a manutenção do concurso público para provimento de vagas na SSP, processo seletivo que foi suspenso no mês passado, em virtude de liminares e mandados de segurança expedidos favoravelmente a alguns candidatos do certame. O secretário também anunciou o fim dos trailers da Polícia Militar (PM) instalados em alguns bairros. "Esse sistema, pela nossa avaliação, já está defasado. Os trailers serão substituídos por câmeras de vídeo e viaturas para que os policiais tenham as suas áreas de atuação nos bairros ampliadas, já que eles não podem abandonar os trailers para atender a uma ocorrência, sob o risco de possíveis furtos. Além disso, na próxima semana, a secretaria entregará 150 motocicletas para fortalecer o policiamento na cidade", disse o secretário.

Mais

O secretário Aluísio Mendes também comentou a divulgação, por parte da TV Mirante, de trechos das gravações dos depoimentos prestados à polícia de Jhonatan de Sousa Silva, Gláucio Alencar e Júnior Bolinha, envolvidos diretamente no assassinato do jornalista de O Estado e blogueiro Décio Sá. Segundo ele, a publicação desse material reforça o trabalho positivo de investigação da morte de Décio. "É importante que a sociedade agora possa ver o quanto foi positivo o trabalho da polícia na elucidação do caso, por meio dos depoimentos dos principais envolvidos", disse. Aluísio Mendes negou que a SSP tenha sido a responsável pela divulgação do material. "Vários advogados envolvidos na causa tiveram acesso a esse material. Da secretaria, não partiu a divulgação desses depoimentos", disse.


Thiago Bastos 
Da equipe de O Estado
25/04/2013 

2 comentários:

  1. então se as morte é por disputa no tráfico, você esta esperando o que pra acabar com o tráfico aluísio mendes?
    agora os próprios policias são o tráfico manda desmanda mata ai fica difícil!!!

    ResponderExcluir
  2. e esses críticas na minha opinião ainda são poucas, eu e meus amigos da faculdade sentimos na pele todos os dias tanto na chegada quanto "principalmente" na saida assaltos diários e a todo instante lá no João paulo na área próximo à feira entre a Big Ben e o Mix Mateus (isso na parada, na rua, nos ônibus)...e não é exagero, acontece literalmente todos os dias, e a toda hora chega um aluno contado algum ocorrido...já foi solicitado policiamento, a imprensa já foi lá fazer uma reportegem, mas de nada adianta, nada é feito!

    ResponderExcluir

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa