Governo Itinerante leva serviços ao município de Lima Campos






O município de Lima Campos, na Região do Médio Mearim, foi o segundo destino do Governo Itinerante, nesta segunda-feira (8). A ação, que continua nesta terça-feira (9), foi responsável por levar serviços para a população nas áreas de saúde, assistência social, educação, cultura, ciência, turismo, infraestrutura e agricultura, entre outros, e também acontece, simultaneamente, em Bernardo do Mearim.

O Governo Itinerante em Lima Campos contou com a presença da governadora Roseana Sarney, de secretários de Estado e gestores de órgãos. “É com grande alegria que promovo esse novo modelo de trabalho, mais próximo dos municípios e da realidade da população. Durante dois dias os cidadãos terão acesso a uma série de serviços, desenvolvidos pelas secretarias, dentre eles a emissão de documentos, palestras e as oficinas, além de vacinação e atendimento médico”, ressaltou a governadora Roseana.

O prefeito Jailson Fausto Alves agradeceu o apoio do governo e ressaltou a importância dos serviços disponibilizados pela caravana. “Nossa cidade é uma das primeiras visitadas pelo Governo Itinerante, eu me sinto prestigiado e a população também. As ações, principalmente, as de saúde, realizadas no Hospital Municipal, são muito importantes. Destaco as cirurgias de catarata e de glaucoma com um dos serviços mais procurados”, contou.

O secretário de Infraestrutura, Luís Fernando Silva, afirmou que as visitas representam o início de novas parcerias. “Com toda a certeza, as ações desse Itinerante marcam novas obras nas cidades. Aqui, em Lima Campos, a parceria será para revitalizar o Balneário, conhecido como Ilha Tour, e transformá-lo em ponto turístico da cidade e do Maranhão”.

Em Lima Campos, a governadora Roseana, prefeito Jailson Alves e o secretário Luis Fernando Silva descerram a fita do novo Centro Administrativo, sede das secretarias municipais. A comitiva conheceu as novas instalações e seguiu para a sede da prefeitura. 



População aprova ações da caravana

Durante dois dias, as secretarias de Estado e órgãos disponibilizam serviços especializados, além de oficinas e palestras, aos cidadãos de Bernardo do Mearim e Lima Campos. Na Praça Central, a unidade móvel do Viva Cidadão foi montada e disponibilizou os serviços de emissão de documentos (RG, CPF e Carteira de Trabalho) e do registro civil de nascimento.

Para a doméstica Raimunda Ferreira, a caravana foi uma oportunidade única. “Há muito tempo meu filho de nove anos pede que eu tire os documentos dele, mas se tivesse que pagar no fim do mês faltaria dinheiro. Agora, com esse serviço gratuito ficou muito mais fácil e melhor ainda por ser na minha cidade”.

Outra que elogiou o trabalho do mutirão foi a funcionária pública, Lene Santos, que destacou a importância da documentação de identificação. “Essas ações aqui são muito importantes para todo mundo. E com o Viva Cidadão aqui podemos tirar os documentos sem precisar ir a outra cidade, o que representa uma economia para gente”.

O Hospital Municipal de Lima Campos fez atendimentos médicos nas especialidades de pediatra, dermatologia, oftalmologia e clínica geral. Além de oferecer exames de sangue, glicemia e aferição da pressão arterial. Os profissionais da Vigilância em Saúde, também realizaram consultas para diagnóstico de hanseníase, tuberculose e leishmaniose.

A aposentada Rita Maria Albuquerque aproveitou o mutirão para se consultar com a dermatologista. “Tive um problema na perna e aproveitei para me consultar aqui na cidade, sem precisar me deslocar para outra local. Agora a minha expectativa é iniciar o tratamento e conquistar a minha saúde de volta”, afirmou.

Outra que também aproveitou as ações na cidade foi a aposentada Francinete Ferreira, que se consultou no setor de oftalmologia. “Gostei demais desse serviço, pois já tinha até marcado minha consulta em São Luís, agora não será mais preciso, além disso, o atendimento na própria cidade facilita a vida da gente”.

Outra ação realizada no Itinerante foi a entrega de sementes de feijão, compradas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), e entregues por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar. Ao todo, foram entregues 600 quilos de feijão aos agricultores familiares.

Comentários