RIBAMAR ALVES TEM AUDIÊNCIA COM MINISTRO EDSON LOBÃO EM BUSCA DE RECURSOS PARA SANTA INÊS






O prefeito de Santa Inês Ribamar Alves (PSB), continua em busca de recursos  e parcerias junto ao governo federal para investir no município, como parte desta agenda o prefeito esteve mais uma vez em Brasília, onde foi recebido em audiência pelo Ministro de minas e Energia, Edson Lobão.

Ribamar Alves disse que durante a visita ao ministro que é seu amigo de longas datas, Edson Lobão se comprometeu a liberar o programa Reluz para o município de Santa Inês, o que possibilitará a troca de todo o sistema elétrico atual, implantando um sistema mais moderno e mais econômico, que trará mais segurança para a população, embeleza a cidade, além de gerar mais economia no consumo de energia elétrica.

O Ministro Edson Lobão também vai ajudar na liberação de recursos na área de infra-estrutura contribuindo para que o prefeito tenha condições de cumprir aquilo que foi prometido durante a campanha eleitoral.

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA RELUZ

Instituído pela Eletrobrás, sob o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), e com o apoio do Ministério de Minas e Energia, o Reluz busca estimular, por meio de uma linha de financiamento com condições especiais, o desenvolvimento de sistemas eficientes de iluminação pública e sinalização semafórica, além da valorização noturna dos espaços públicos urbanos. Ou seja, fornece ao mesmo tempo o crédito necessário e os referenciais técnicos de maior eficiência para obras municipais.

A partir de sete categorias de ações, diversos projetos de iluminação podem ser financiados pelo programa, desde a troca dos tipos de lâmpadas nas vias públicas até a troca de semáforos para uso de LED ou a iluminação de praças e monumentos.

Marcel da Costa Siqueira, coordenador do Reluz, explica que o programa apresenta diversas vantagens para o município, mas a principal delas é a financeira. "O projeto se paga. Com a redução do consumo a prefeitura é capaz de pagar o crédito, que é o mais barato do mercado. Nem no BNDES as condições são tão boas", ressalta.

O financiamento pode abranger até 75% do valor total de um projeto e possui taxa de juros de 5% ao ano, somada a uma taxa de administração de 1,5% ao ano, com carência de até 24 meses, ajustada ao cronograma de execução. Já os 25% restantes do montante deverão compor a contrapartida das prefeituras, concessionárias e do Governo do Estado

Comentários