Seduc realiza atividades no governo itinerante





Durante a programação do Governo Itinerante, nos municípios de Lima Campos e Bernardo do Mearim, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou capacitação de técnicos e gestores e anunciou ações a serem realizadas nos dois municípios. Entre as ações, a construção de quadra poliesportiva em Bernardo do Mearim e a reforma e aquisição de mobília e equipamentos para bibliotecas escolares e laboratórios de informática nas duas cidades.

Para o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, as ações reforçam o compromisso do governo com a melhoria da educação em todo o Maranhão. "Nossa missão é transformar a educação numa política de Estado, melhorar o nível de aprendizagem, universalizar o acesso ao Ensino Médio e combater o analfabetismo", afirmou Pedro Fernandes durante solenidade na praça central de Lima Campos.

O secretário destacou que o Governo do Estado está aprimorando as condições de trabalho dos servidores da educação e que uma das ações, nesse sentido, é a elaboração do novo Estatuto do Magistério, projeto que será encaminhado pelo governo à Assembleia Legislativa.



Capacitação de gestores

A capacitação de gestores de escolas públicas foi uma das principais realizações da Seduc nesta edição do Governo Itinerante em 2013. principal objetivo é esclarecer os diretores das escolas públicas quanto ao planejamento da escola, para a elaboração do Plano de Metas.

A supervisora de Gestão Escolar da Seduc, Sílvia Léda, explicou que o primeiro passo é fazer um diagnóstico da situação da escola, com a participação da comunidade escolar. Para isso, os gestores são estimulados a implantar todos os órgãos colegiados, como conselho de classe, grêmio estudantil e associação de pais e mestres. "Esses órgãos colegiados são parceiros na avaliação da escola, na definição do que precisa melhorar e na elaboração do Plano de Metas, além de incentivar a participação dos pais na aprendizagem dos alunos”. 

Com o diagnóstico e o plano de metas, os gestores são orientados a utilizar o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) Interativo, ferramenta de gestão que auxilia na avaliação dos resultados.

Nos dois municípios visitados, os gestores se mostraram muito interessados durante a capacitação e pediram parceria da Seduc na assessoria técnica para os projetos apresentados. "A presença da governadora Roseana Sarney, do secretário Pedro Fernandes e dos técnicos da Seduc é um marco, que incentivará muito o trabalho dos nossos professores e servidores", ressaltou a diretora da escola de ensino médio Eleotério Rocha, Aelisvanda Gonçalves.

A escola, que fica no município de Bernardo do Mearim, tem 186 alunos e vai receber a construção de uma quadra poliesportiva, além de reforma e aquisição de mobília e equipamentos para a biblioteca e o laboratório de informática.

Comentários