Assembleia Legislativa realiza Jornada da Integração hoje em Zé Doca

Assembleia Legislativa se instala em Zé Doca para Jornada de Integração
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Arnaldo Melo (PMDB), abriu na manhã desta sexta-feira (03), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (FMA), no bairro Amorim, em Zé Doca, na região do Alto Turi, o sétimo Encontro Regional da Jornada de Integração Legislativa.

“O Poder Legislativo estadual sentiu necessidade de se aproximar do Poder Legislativo municipal. Unidos e fortalecidos podemos dar respostas aos problemas da população com a apresentação de projetos viáveis que ajudem a melhorar a vida da população”, afirmou.

Participaram da mesa de abertura dos trabalhos o prefeito de Zé Doca, o médico Alberto Carvalho Gomes (PTB) e o presidente da Câmara de Vereadores local, o vereador Antônio Maia Pereira (PRTB). Além do presidente da Assembleia, participaram da abertura da Jornada de Integração Legislativa de Zé Doca os deputados Neto Evangelista (PSDB), Bira do Pindaré (PT) e VianeyBringel (PMDB).

Em sua fala de abertura, o deputado Arnaldo Melo deu as boas-vindas a todos os participantes e agradeceu a hospitalidade do prefeito de Zé Doca pela acolhida à comitiva da Assembleia e disse que a Casa encontrava-se instalada nesse município atendendo a uma aspiração dos vereadores do Maranhão. “Vimos ao encontro dos colegas vereadores para discutir os problemas da nossa vida parlamentar”, esclareceu.

“Nós, deputados e vereadores, somos cobrados pela população, que exige a solução de seus problemas. Vivemos numa situação de permanente pressão. Se nós não dermos respostas à população, não nos elegemos mais. A saída é nós nos capacitarmos mais para podermos elaborar bons projetos para, assim, os governadores e os prefeitos poderem executar e, assim, melhorar a vida do povo”, explicou o presidente da Assembleia.

Na visão de Arnaldo Melo, o fato de o vereador apenas colocar a culpa no prefeito não leva a nada e, o que é mais importante, é o que povo espera dos vereadores, que é a busca de alternativas para a solução dos seus problemas. “Estamos aqui para nos prepararmos mais e melhor para ajudar a melhorar a vida do povo”, observou.

O presidente Arnaldo Melo informou que a Assembleia criou um Núcleo de Apoio aos Vereadores, que funciona de segunda a sexta-feira, para orientá-los e tirar suas dúvidas quanto à atuação parlamentar e disponibilizou uma plataforma de cursos de capacitação, pela internet, para os vereadores e servidores das Câmaras Municipais, numa parceria com o Senado Federal.

PARTICIPAÇÃO

Em sua fala, o prefeito de Zé Doca entregou simbolicamente a chave da cidade ao presidente Arnaldo Melo e ressaltou que o município, o segundo maior da região (precedido por Santa Inês), conta com mais de 50 mil habitantes e precisa de ajuda. “Zé Doca não tem infraestrutura de nada. Mas não devemos ficar só reclamando. A solução de nossos problemas depende de nós. Só assim vamos avançar, crescer e melhorar nossa qualidade de vida”, argumentou.

Para o prefeito de Zé Doca, não adianta ficar culpando os gestores que passaram e que a hora é de união. “O que passou, passou. Pedimos a ajuda da Assembleia para realizarmos nossos sonhos. Nós que amamos Zé Doca temos nos unir para realizar nossos sonhos”, argumentou.

O presidente da Câmara Municipal de Zé Doca, Antonio Maia, afirmou que a inciativa da Assembleia de se reunir e oferecer apoio aos vereadores é muito importante, pois incentiva os legisladores a andarem de cabeça erguida e que é um trabalho que vai dar muitos frutos. Ele aproveitou para fazer dois pedidos: ajudar a melhorar a segurança pública no município e viabilizar a construção da estrada que liga a região da Mata, que a zona de produção de Zé Doca, ao Estado do Pará.

Participam da Jornada de Integração Legislativa vereadores, prefeitos e vice-prefeitos dos municípios Zé Doca, Araguanã, Newton Belo, Nova Olinda, Santa Luzia do Paruá, Centro do Guilherme, Presidente Médici, Maranhaozinho, Maracaçumé, Junco do Maranhão, Boa Vista do Gurupi, Amapá do Maranhão, Cândido Mendes, Godofredo Viana, Luis Domingues, Governador Nunes Freire e Centro Novo.

ENCONTROS REGIONAIS

A cidade de Imperatriz foi o ponto de partida da Jornada de Integração Legislativa, no dia 12 de abril, e teve continuidade, no dia seguinte (13 de abril), na cidade de Açailândia. A sucessão de Encontros Regionais prosseguiu nos municípios de Caxias (19 de abril), Codó (20 de abril), São João dos Patos (26 de abril) e Balsas (27 de abril). O sétimo Encontro Regional acontece hoje em Zé Doca; e o oitavo, amanhã (sábado, 3), no município de Santa Inês.



A proposta da Assembleia Legislativa, através da Jornada de Integração, é se instalar nas 18 cidades-polo do Maranhão. Após os dois Encontros deste final de semana, estão programadas viagens aos municípios de Barra do Corda (17 de maio), Presidente Dutra (18 de maio), Chapadinha (31 de maio), Itapecuru-Mirim (1º de junho), Pedreiras (14 de junho), Bacabal (15 de junho), Pinheiro (21 de junho), Viana (22 de junho), São Luís (5 de julho) e Barreirinhas (6 de julho).

Comentários